sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Médicos da urgência e emergência farão triagem do atendimento em advertência ao caos na saúde

Insatisfeitos com as péssimas condições de trabalho, falta de reajustes salariais há pelo menos cinco anos, falta de segurança, entre outros, médicos que trabalham na área de urgência e emergência de Belém decidiram, na noite de quinta-feira (18), em Assembleia Geral no Sindmepa, paralisar atividades no próximo dia 25, data marcada pela Prefeitura para a inauguração do HPSM da 14.

“Nós somos escravos do trabalho”, afirmou um médico ao mencionar a falta de vínculo empregatício que atinge a maioria dos médicos que trabalham para a urgência e emergência de Belém e faz com que eles não tenham direito a férias, 13° salário e a segurança de um trabalho estável. “A gente vê o sofrimento da população diariamente e, muitas vezes, não pode fazer nada”, concluiu o médico.

“A gente anda em áreas vermelhas sem a menor segurança ou proteção”, disse uma médica que trabalha para o Samu. “O pessoal que trabalha para o Samu chega no hospital e a maca é retida porque não tem lugar onde o paciente ficar [a não ser na própria maca onde ele chegou]”, disse.

IMG_20160218_194653663

Com a triagem do atendimento, durante 24h – atendendo apenas aqueles pacientes com risco de morte – os médicos que trabalham na urgência e emergência do Samu, Upa e HPSM do Guamá pretendem chamar a atenção da opinião pública para o caos em que se encontra essa área da saúde na capital paraense. Caso as reivindicações não sejam atendidas, os profissionais da saúde organizarão uma triagem permanente por tempo indeterminado a partir do dia 3 de março.

Para o diretor João Gouveia, apesar de todas as reivindicações entregues por escrito à gestão e das várias reuniões com a mesma, houve pouquíssimos avanços na área da saúde “e o estopim foi a infeliz fala do prefeito, durante entrevista ao jornal Liberal, culpando os médicos pelo caos que a saúde se encontra. Esta fala do prefeito só serviu para inflamar ainda mais os ânimos dos profissionais médicos”, disse.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que