Sindmepa Informa – 14.02.2016

NOVA COMPOSIÇÃO

Serão empossados na próxima reunião do Conselho Estadual de Saúde os novos conselheiros da entidade para o triênio 2016/2019. Pelo Sindmepa, vão assumir João Gouveia, como titular; e José Martins, suplente. O CES é o órgão de controle Social do Estado que discute a política de saúde e fiscaliza sua aplicação. É a instância máxima de deliberação sobre saúde no Estado. Mãos à obra, colegas.

ABAIXO DO MÍNIMO

O prefeito Zenaldo Coutinho, que até aqui não cumpriu suas promessas para com os médicos, de reposição de perdas salariais, atualização de abonos e implementação do PCCR, agora está se notabilizando como o único prefeito do Brasil a pagar o salário base do médico menor que o salário mínimo em vigor.

CONSELHO GESTOR

A reunião do Conselho Gestor da Santa Casa, após anos desativado, resultou em pelo menos uma boa notícia para o Estado. A redução nas estatísticas de mortalidade materna e infantil no Pará e na mortalidade Neonatal na Fundação Santa Casa. Esse último índice caiu de 17/1000 nascidos vivos em 2014 para 11/1000, em 2015. O número vem sendo comemorado na “Santa”, principalmente por ter aumentado a demanda de partos de 640/mês em 2014 para 780/mês em 2015.

VISTORIA HPSM GUAMÁ

Foi no sábado de carnaval a vistoria realizada pelo Secretário Municipal de Saúde na instituição, como desdobramento das negociações intermediadas pelo Sindmepa. Esperamos que os problemas apontados em relatório pelos médicos que atuam no local sejam amenizados para proporcionar um melhor atendimento e evitar mortes evitáveis por falta de estrutura. Assim como, melhorar o fluxo de atendimentos de casos que não sejam do perfil do hospital para outras unidades, enquanto se espera a volta do HPSM da 14.

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

Médicos de todo o Brasil têm até o dia 29 para pagamento da contribuição sindical 2016. O Sindmepa orienta que após realizar o pagamento, o médico apresente cópia do comprovante de quitação do imposto em todos os locais onde trabalha para evitar o pagamento em duplicidade e o repasse do imposto para outra categoria. A contribuição sindical é um imposto anual obrigatório e deve ser pago por todo médico inscrito no CRM, servidores públicos, celetistas, sindicalizados ou não. Quem não paga pode ser incluído na dívida ativa da União.

DITADURA EM CAPANEMA

Instaurado regime de exceção na UPA de Capanema. Ninguém pode reclamar de nada. Médicos foram sumariamente demitidos por protestar contra o assédio moral sofrido por parte da gestão. O Sindmepa já disponibilizou sua assessoria jurídica aos médicos ofendidos. Recomendamos aos médicos não aceitarem trabalhar no município, já que há litígio entre os doutores e gestores.

NOVA COMPOSIÇÃO

ABAIXO DO MÍNIMO