qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 31.01.2016

DESRESPEITO

Médicos radiologistas da empresa Vida e Imagem, do Hapvida Belém, denunciam desrespeito por parte da empresa. Já pagando cinco vezes menos que o valor proporcional ao piso salarial, recentemente a empresa surpreendeu os médicos que compunham a escala com redução de 50% dos valores pagos pelos plantões, o que culminou com a saída dos médicos do serviço. Agora, a empresa se utiliza da mão de obra de médicos de outras capitais do Brasil para assinatura dos laudos. Cabe uma busca do CRM para saber se estão funcionando dentro da lei.

ACIDENTES DE TRÂNSITO

Informe da Sespa demonstra que 20% do orçamento da saúde do estado é consumido com vítimas de acidentes de trânsito. E nada do governo formular um plano estadual que realmente tenha como meta a redução de acidentes de trânsito, principalmente com foco nos acidentes de moto. Além das perdas humanas, esses acidentes causam grandes prejuízos à previdência social, pois a maioria das vítimas é de jovens que saem do mercado de trabalho e ficam inválidos, quando não perdem a vida. Tá na hora de acordar pessoal, pois este é um problema de saúde pública dos mais graves.

RETIFICANDO

Secretário Municipal de Saúde de São Miguel do Guamá enviou ofício ao Sindmepa solicitando retificação de nota mencionando o município, publicada na coluna do dia 3.01. Exibindo recibo de pagamento dos médicos que trabalharam no ano de 2015 em são Miguel, o secretário garantiu que “apesar da crise nacional, o município jamais deixou de honrar seus compromissos”. Garantindo o contraditório, o Sindmepa ressalta que a crítica foi impessoal e que cumpre seu papel de dar voz à categoria quando esta se sente lesada em seus direitos.

DIVINA

O Estado deve assumir até o próximo mês de março o contrato com o hospital Divina Providência, prejudicado por atrasos de pagamentos por parte da Prefeitura de Marituba, que até dezembro já passavam de R$ 5 milhões. O município deve apresentar um plano de ressarcimento dos débitos e o próprio estado, que também deve ao Divina, vai regularizar seus atrasos. Informações vieram do próprio secretário de saúde do estado, Vítor Mateus.

VISITA CAPANEMA

O Sindmepa visitou Capanema nesta semana, na figura do dr. Waldir Cardoso para apurar denúncias de assédio moral, nomeação irregular de diretor clínico, atraso nos pagamentos dos plantões e inexistência de vínculos trabalhistas dos que atuam na UPA local. A relação é bem tensa entre médicos e a gestão, que ignora até mesmo o direito do profissional adoecer. Conversamos com o diretor geral da UPA e vamos enviar pauta de reivindicações tentando intermediar um acordo e buscando a harmonia entre as partes. Tudo em favor da saúde.

ACADEMIA

Em cerimônia concorrida, tomou posse a nova diretoria da Academia Paraense de Medicina para o biênio 2016-2018. A presidência será exercida pelo acadêmico Ubirajara Salgado, neto do famoso médico paraense Camilo Salgado. Na ocasião, o ex-presidente dr. João Paulo Mendes foi homenageado com um panegírico proferido pelo acadêmico Henrique Ribeiro Neto. O Sindmepa prestigiou o evento representado pelo diretor Waldir Cardoso.