Sindmepa promove visita técnica ao Layr Maia

Diretores do Sindmepa estiveram em visita ao hospital Layr Maia, do Hapvida, na manhã desta sexta-feira. Durante a visita, constataram o funcionamento de duas UTI’s. Uma, com seis leitos e outra com oito, instaladas em espaços distintos, e com apenas um plantonista médico.

Os diretores conversaram com o único médico de plantão, Luis Claudio Melo do Nascimento. De acordo com o diretor João Gouveia, o procedimento está em desacordo com as normas do Ministério da Saúde, que preconiza um médico plantonista para cada 10 leitos. “Vamos cobrar da empresa essa regularização”, disse Gouveia.

A equipe do Sindmepa foi recebida pelo chefe da UTI, Pedro Rolim, e pela superintendente do Hapvida da região Norte, Tarita Dourado, que mostrou as instalações do hospital para os diretores. Ela informou que os dois hospitais do Hapvida em Belém – Layr Maia e Riomar, hospital materno-infantil do plano – têm uma demanda de cerca de 500 atendimentos/dia na urgência e cerca de 18 mil atendimentos/mês. A empresa está expandindo a área de internação do Layr Maia para ampliar sua capacidade de atendimento.

Layr 02
Tarita Dourado explica detalhes do atendimento do Layr Maia

Com a inauguração do Riomar, toda a demanda da parte materno-infantil ficou concentrada no hospital novo e a ala do Layr Maia, antes destinada a este público, passa por reforma, concentrando agora o atendimento somente em beneficiários adultos.

A superintendente do hospital disse que a segunda UTI em funcionamento é destinada à retaguarda e que o hospital não esperava a grande demanda que vem sendo registrada nesta época do ano. Quanto ao vínculo empregatício, afirmou que os médicos são contratados por “pacotes” e o excedente é pago como extra pelo hospital. O diretor clínico e técnicos são contratados via CLT.

Sobre o número insuficiente de médicos, a assessoria do Hospital informou que “no seu quadro clínico possui, diariamente, 18 médicos plantonistas”.

Participaram da visita os diretores Lafayette Monteiro, João Gouveia e Waldir Cardoso.