qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

Sindmepa responde à nota de Capanema

A respeito de “Nota de Esclarecimento” divulgada pela direção da UPA 24 horas de Capanema, o Sindicato dos Médicos do Pará tem a declarar:

Não é verdade que o Sindmepa não tenha procurado os órgãos gestores da saúde do município acerca das reivindicações dos profissionais médicos ligados à Prefeitura de Capanema;

No dia 17 de fevereiro o Sindmepa enviou dois ofícios destinados à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Saúde de Capanema informando a gestão sobre os problemas trabalhistas e estruturais pelo qual passam médicos e médicas do município bragantino. Porém, a gestão não acenou com nenhum ato para, pelo menos, amenizar os problemas.

Por telefone, diretores do Sindmepa também conversaram com a Secretária de Saúde de Capanema relatando as condições adversas e as reivindicações dos médicos, solicitando a recontratação de médicos que haviam sido demitidos sumariamente, justamente os que haviam denunciado a situação de precariedade na UPA de Capanema.

Diversos problemas foram constatados em janeiro, quando diretores do Sindmepa promoveram visita técnica ao município. Entre eles, falta de materiais, insumos e manutenção, além de irregularidades trabalhistas denunciadas na Unidade de Pronto Atendimento do município bragantino, distante 160 km de Belém.

Reafirmamos que o Sindmepa é a entidade representativa da categoria, que havia decretado assembleia permanente face aos problemas enfrentados pelos médicos do município, que além das dificuldades materiais para o exercício profissionais, ainda enfrentam assédio moral e toda sorte de desrespeito por parte da gestão daquele município.

Enquanto aguardamos resposta da gestão aos nossos ofícios (clique aqui para visualizar), reafirmamos que os médicos de Capanema mantém o estado de greve.

Diretoria colegiada

oficio56_capanema1oficio56_capanema2oficio56_capanema3 oficio57-capanema (1) oficio57-capanema (2) oficio57-capanema (3)