Comissão Estadual de Combate ao Escalpelamento ganha novo parceiro

Um novo parceiro deve se associar às ações da Comissão Estadual de Combate ao Escalpelamento. É a empresa Eletronorte, que vai firmar um acordo de parceria com a Secretaria estadual de Saúde e com a Santa Casa de Misericórdia, responsável pelo espaço Acolher, onde são hospedadas as vítimas de escalpelamento que chegam do interior do estado. Uma reunião realizada na manhã de hoje, no Sindmepa, acertou a parceria que deve ser selada na próxima reunião de trabalho, marcada para o dia 6 de maio, na sede do Sindicato dos Médicos do Pará.

A presidente da Comissão Estadual de Combate ao Escalpelamento, Socorro Silva, disse que este ano foram registrados dois acidentes deste porte nos rios da Amazônia. Ela ressaltou que a comissão está preparando as ações de maio que serão realizadas na região do Marajó, nos municípios de Melgaço, Portel e Bagre. A região continua sendo a área de maior incidência desse tipo de acidente. Os dois acidentes registrados este ano envolvem uma menina de doze anos e outra de onze nos municípios de Melgaço e Gurupá.

A parceria com a Eletronorte já se dava por meio da Capitania dos Portos, para cobertura do eixo das embarcações, e está sendo reforçada agora por meio de um projeto social a ser firmado via Sespa e Santa Casa de Misericórdia. A confecção de perucas é o principal objeto do convênio com a Eletronorte, que banca projetos de responsabilidade social em outros nove estados da federação, disse o responsável técnico do projeto Ivonaldo Bento.

“A confecção de perucas é uma das grandes demandas das vítimas de escalpelamento e contamos com o apoio e solidariedade da população na doação de cabelos para a confecção das perucas”, afirmou a assistente social, Luiza Santos, colaboradora do Espaço Acolher. A assistente social Luzia Matos, que coordena o espaço, vai trabalhar na elaboração da minuta do convênio com a Eletronorte junto com o representante da empresa.

A comissão já está organizando a Semana Estadual de Combate ao Escalpelamento, que vai de 22 a 28 de agosto, culminando no Dia Nacional de Combate ao Escalpelamento. Este ano devem ser visitados três municípios de cada região simultaneamente. O Sindmepa participa da comissão com ações de divulgação e apoio logístico. O diretor João Gouveia esteve presente durante reunião de hoje. Também participaram da reunião duas representantes da Seduc, Denise Mota e Gilda Saldanha