ter

abr 16, 2024

ter

abr 16, 2024

Escalpelamentos: convênio com a Eletronorte em fase final de ajustes

Já está em fase final de consolidação o projeto de parceria da Eletronorte com a Comissão Estadual de Combate ao Escalpelamento para patrocínio de atividades da comissão. O projeto, que será assinado com a Sespa e a Santa Casa de Misericordia, que coordena o espaço Acolher, envolve a confecção de material gráfico, material didático, aquisição de equipamentos e confecção de perucas. Na próxima quarta, 11, haverá mais uma reunião de trabalho da comissão para os ajustes finais do projeto.

Este ano já foram registrados dois acidentes com escalpelamento na região do Marajó, envolvendo uma menina de doze anos e outra de onze nos municípios de Melgaço e Gurupá.

A parceria com a Eletronorte já se dava por meio da Capitania dos Portos, para cobertura do eixo das embarcações, e está sendo reforçada agora por meio de um projeto social a ser firmado via Sespa e Santa Casa de Misericórdia. A confecção de perucas, em conjunto com a Orvam, é o principal objeto do convênio com a Eletronorte, que banca projetos de responsabilidade social em outros onze estados da federação, disse o responsável técnico do projeto Ivonaldo Bento.

A comissão já está organizando a Semana Estadual de Combate ao Escalpelamento, que vai de 22 a 28 de agosto, culminando no Dia Nacional de Combate ao Escalpelamento. Este ano devem ser visitados três municípios de cada região simultaneamente. O Sindmepa participa da comissão com ações de divulgação e apoio logístico. O diretor João Gouveia esteve presente durante reunião de ontem no Sindmepa, quando foram aprovadas as artes do novo material informativo da comissão, que inclui cartazes, cartilhas e panfletos.