qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

Prefeitura de Belém rejeita proposta de reajuste salarial

Reunião realizada na manhã de terça-feira, 31, com a Prefeitura de Belém e Secretaria de Saúde para tratar de remuneração salarial, reajuste de plantões, gratificações e PCCR não teve o resultado esperado pelo Sindicato. O prefeito Zenaldo Coutinho avisou que não haverá reajuste do salário-base e fez mais uma promessa de estudos em torno do PCCR.

“Em dezembro de 2012, nós tivemos uma reunião e nossa entidade médica apresentou propostas de reajuste salarial para a classe médica. Naquela ocasião vossa excelência se disse indignado com a nossa situação. De lá para cá, passaram-se quatro anos e a indignação não foi transformada efetivamente em melhorias”, afirmou o diretor João Gouveia ao prefeito Zenaldo Coutinho, durante a audiência na sede da prefeitura.

2016.05.31 - PA - Belém - Brasil: Prefeito Zenaldo Coutinho reúne com SINDMEPA, SEGEP, SEMAJ, SEMAD e SESMA. Foto: Oswaldo Forte
Para o diretor João Gouveia, o resultado da audiência foi frustrante. *FOTO: OSWALDO FORTE

A reunião teve a presença da diretoria do Sindmepa, diretorias dos Hospitais e Unidades de Saúde de Belém e autoridades municipais, a fim de discutir questões orçamentárias e reajustes salariais, pois o vencimento base dos médicos ainda não foi atualizado conforme o reajuste do salário mínimo no início de 2016, de R$ 788 para R$ 880. Além disso, também há o congelamento de onze anos dos abonos, abono AMAT, abono HMP, congelamento de cinco anos dos plantões extras e a estagnação de três anos de salários de profissinais das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF).

“Infelizmente não tivemos nenhum avanço com relação ao salário-base e apenas houve promessa do compromisso de elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da Saúde (PCCR)”, lamentou o diretor Wilson Machado. Ainda em junho, o prefeito Zenaldo Coutinho informou que serão entregues a UPA da Sacramenta e a Unidade de Saúde Básica do Tenoné, entrega do Hospital Geral de Mosqueiro e reforma do HPSM Guamá, prometidas para meados de junho.

O diretor Wilson Machado também cobrou maior agilidade nas obras do Guamá, que seguem em ritmo lento. Questionado, o Prefeito de Belém convocou uma reunião para hoje, quarta-feira (1), com participação da empresa responsável pela reforma, Sesma e Sindmepa, a fim de adiantar o prazo de conclusão do cronograma.
Foto: Oswaldo Forte
O diretor Wilson Machado indagou a lentidão da obra de reforma do HPSM Guamá. *FOTO: OSWALDO FORTE