sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 12.06.2016

BAILE

  A Belle Époque, período conhecido como a era de ouro da borracha na Amazônia, é o tema do baile do médico de 2016. O lançamento do baile – uma realização conjunta da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, Sindmepa e  CRM-Pará, foi na última sexta-feira, no auditório do Sindmepa. O baile este ano será na sede campestre da Assembleia Paraense, no dia 15 de outubro.

VIDA MANSA

Os planos de saúde continuam a ter vida mansa sob o manto da mamãe ANS, que lhes concedeu generosos 13,57% de reajuste. A mesma ANS fecha os olhos para o não cumprimento da lei de contratualização e reajuste de honorários médicos pelos planos. Ou seja, com aqueles, age como mãezona e com os médicos exerce o papel de madrasta. Vai entender.

LUCIDEZ E BOM SENSO

Após denúncia de que um paciente em morte cerebral e autorizado pela família não pôde ter seus órgãos doados porque o avião da FAB estava transportando políticos, o presidente em exercício, Michel Temer, assinou um decreto disponibilizando um avião da FAB exclusivo para o transporte de órgãos e tecidos em território nacional. É um ato importante, mas não suficiente para tirar o transplante do marasmo no Brasil e, em especial no Pará, por falta de infraestrutura.

PSM DO GUAMÁ

Em reunião com a diretoria do Sindmepa, na semana passada, o prefeito Zenaldo Coutinho garantiu a retomada das obras de recuperação e reforma do pronto socorro Humberto Maradei Pereira, no Guamá. Iniciadas após a entrega do novo pronto socorro da 14 de março, as obras do Guamá estavam praticamente paradas.  Este é um compromisso do prefeito (com a intermediação do Sindmepa) com os médicos que lá trabalham e que tanto sofreram em condições sub-humanas durante as obras do hospital da 14.

FARMACÊUTICOS

Tomamos conhecimento que farmacêuticos estão receitando medicamentos em consultórios, inclusive em farmácias, denotando interesse em vendas. Medicamentos são drogas e têm efeitos colaterais que podem ser graves. Só médico está habilitado a prescrever. Cuidado! Fica o alerta.

UTI

Diretores do Sindmepa visitaram as obras da UTI adulto do HPSM da 14 de março constatando que o consórcio de empresas responsável pela obra não está presente há mais de uma semana no canteiro de obras. Há urgência na conclusão desta obra para desocupar a UTI pediátrica, que vem servindo para internamento de pacientes adultos. Quer dizer, apesar de novo, o PSM da 14 continua sem UTI dos pequeninos.

URGENTE

É gravíssima a situação da continuidade da realização de cirurgias traumato-ortopédicas em Belém. É que, sem aviso prévio, a parceria Sesma/Sespa reduziu a complementação dos honorários dos médicos da especialidade, que atendem pelo SUS, conquistadas, diga-se, a “duras penas” por nós no primeiro governo Jatene. O sindicato já foi demandado pelos ortopedistas para início de nova paralisação.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que