qua

abr 17, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qua

abr 17, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Proteção da pele: um cuidado que deve ser diário

Nos últimos anos, Belém vem registrando índices de calor maiores. Com a forte intensidade das radiações solares, aumentam o risco de insolação, queimaduras por exposição ao sol, câncer da pele, entre outros problemas.

Segundo o dermatologista e diretor Sindmepa João Gouveia, a proteção da pele deve ser uma das primeiras ações antes de qualquer superexposição. “Em qualquer situação, seja na praia, piscina ou no dia a dia as pessoas precisam ter uma proteção solar adequada. Essa proteção vai desde usar chapéu, roupas claras, óculos escuro e proteção solar de acordo com o tipo de pele”.

Para o médico, a recomendação é usar fator de proteção solar entre 30 e 50, sempre meia hora antes da exposição solar. O produto deve ser reaplicando a cada 4h, porém, caso a pessoa entre em contato com água, ela deve reaplicar o protetor imediatamente.

“Um dos efeitos do sol e do calor é a desidratação, então além da proteção adequada, idosos e crianças precisam ter cuidado redobrado já que nas duas faixas etárias a pele é mais sensível. A recomendação é tomar sol sempre antes das 10h e depois das 16h, usar roupas leves e utilizar hidratantes corporais após tomar sol.

O médico explica, ainda, que bebidas com grande teor alcoólico contribuem para a desidratação. Por isso, é recomendado que em locais de grande exposição solar o indivíduo não ingira grande quantidade de bebida alcoólica e que reponha a hidratação bebendo bastante água, sucos naturais e água de coco, além de frutas, como melão, melancia e abacaxi.

Em casos de insolação procure uma unidade de saúde mais próxima.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que