Sindmepa Informa – 11.07.2016

FALTA AOS SERVIDORES
A propaganda que o prefeito vem fazendo a respeito da humanização no atendimento nos Prontos.Socorros, Unidade de Pronto Atendimento e Unidades de Saúdes bem como falando maravilhas na saúde municipal serviria também para fazer o que não fez em seu mandato. Humanização e valorização dos servidores da saúde que nunca se sentiram tão maltratados, desvalorizados, desmotivados e humilhados como nesta gestão.

CRIME NO TRANSPLANTE RENAL
O que a Sespa vem fazendo com as crianças que necessitam de transplante renal é criminoso e num país sério, severamente punido. A suspensão do transplante renal infantil deveria ser enquadrada no estatuto da criança e do adolescente pela sua gravidade e maltrato às crianças e familiares. Enquanto isso dinheiro não falta para as OS da Saúde. Uma auditoria precisa ser realizada.

LEITOS OCIOSOS
Informações chegaram ao Sindmepa de que o hospital Divina Providência, em Marituba, tem leitos disponíveis para internação de crianças na enfermaria de pediatria do perfil clínico. Os leitos são da regulação do Estado e estão ociosos no hospital. Enquanto isso, crianças morrem por falta de leitos no estado, inclusive, em Belém.

FIM DA GREVE
Médicos de Parauapebas decidiram a greve, esta semana, após reunião com o secretário Municipal de Saúde, Juranduy Soares e representantes do Conselho Municipal de Saúde. Além de ser desculpar pelas demissões e pela forma arbitrária com que demitiu os médicos, o secretário pediu que a categoria participe de uma mesa de negociação com a Sefaz para definir a forma de pagamento dos atrasados e garantiu que a falta de insumos e as condições de trabalho estão sendo resolvidas através de regularização de contratos.

TUCURUÍ
Em reunião com o secretário de Estado de Saúde Pública, Vítor Mateus, esta semana, representantes do Sindmepa e médicos que trabalham para o hospital regional de Tucuruí refutaram o fechamento das portas do hospital e alertaram sobre os graves prejuízos que este fato poderia causar à população que vive em Tucuruí e nos municípios próximos. A reunião também discutiu as condições de trabalho no HRT e o corte de plantões e sobreavisos dos médicos do hospital.

ACOLHIMENTO
O Sindmepa realizou esta semana o Acolhimento dos médicos recém-formados pelo Cesupa. Um total de 38 médicos foram recepcionados com um café da manhã no auditório do sindicato. Eles puderam assistir ao vídeo institucional do sindicato que apresenta os benefícios da sindicalização e receberam dicas práticas para iniciar a careira profissional. Além da ação de Acolhimento, o Sindmepa participou da solenidade de formatura e da entrega de carteiras no CRM dos novos médicos.