sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 17.07.2016

COMBATE AO FUMO
A lei de controle ao fumo completa 20 anos este mês. Entre outras medidas, a lei proibiu fumo em ambientes fechados e restringiu a propaganda em rádio e TV. Tudo isso fez com que o número de fumantes no Brasil caísse de 35%, em 1989, para 15%, em 2013. De acordo com relatório da Comissão Estadual de Controle do Tabagismo, somente em Belém o número de fumantes reduziu pela metade entre 2006 e 2013, de 14% para 7,7% da população.

REUNIÃO
Em reunião com o secretário Municipal de Saúde, Sergio Amorim, esta semana, o Sindmepa e médicos do HPSM do Guamá expuseram vários problemas vivenciados pelos profissionais da medicina nos prontos socorros de Belém. Entre eles: a falta de pagamento dos plantões de um médico Otorrinolaringologista do pronto socorro; o corte no adicional noturno e de turno de alguns médicos do HPSM da 14 de Março e a falta de um diretor clínico no HPSM do Guamá; os profissionais também pediram a manutenção dos quatro cirurgiões da escala do pronto socorro do Guamá. O secretário se comprometeu a avaliar os assuntos discutidos e solucionar o quanto antes.

HPSM DO GUAMÁ
Por falar no HPSM do Guamá, durante visita, esta semana, contatamos que a precariedade no atendimento continua a mesma. Somente na sala de acolhimento, encontramos oito pacientes internados em macas, alguns em situação grave, inclusive. Infelizmente, o atendimento digno e de qualidade parece ser uma realidade distante dos pacientes de Belém. Sem falar nas obras prometidas pelo prefeito, paradas. Sem realizar nem mesmo a limpeza da área a ser construída.

INSEGURANÇA
A total falta de segurança no estado tem crescido a cada dia. Desta vez, o hospital de Clinicas de Ananindeua foi tomado pelos bandidos que fizeram um verdadeiro arrastão dentro do local. Nem o estado realizava a segurança externa, a qual deveria se responsabilizar, nem a instituição se preocupava com a segurança interna. Recorrer a quem neste momento? Ao Papa?

U/E TELEGRAFO
O Sindmepa denunciou ao MPE a intenção da Sesma de fechar a urgência e emergência da UMS Telégrafo, após a abertura da UPA da Sacramenta. Entendemos que a distância entre as unidades é grande, por esse motivo, o fechamento da urgência e emergência pode gerar prejuízos à população.

UTILIDADE PÚBLICA
Cumprindo o seu dever de orientar e alertar a população que aproveita as férias de julho num estado de clima tropical como o nosso, o Sindmepa, através do programa Saúde Alerta da RBATV, veiculado ontem, explicou quais os cuidados que o veranista deve ter com a exposição ao sol. Então lembre-se, o sol entre 9h e 16h é agressivo à pele, por isso, é fundamental o uso de protetor solar adequado para o seu tipo de pele e hidratação, com o consumo de água, água de coco, sucos de frutas, entre outras providências. O programa também será transmitido em nossas redes sociais, assista.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que