Sindmepa Informa – 17.07.2016

COMBATE AO FUMO
A lei de controle ao fumo completa 20 anos este mês. Entre outras medidas, a lei proibiu fumo em ambientes fechados e restringiu a propaganda em rádio e TV. Tudo isso fez com que o número de fumantes no Brasil caísse de 35%, em 1989, para 15%, em 2013. De acordo com relatório da Comissão Estadual de Controle do Tabagismo, somente em Belém o número de fumantes reduziu pela metade entre 2006 e 2013, de 14% para 7,7% da população.

REUNIÃO
Em reunião com o secretário Municipal de Saúde, Sergio Amorim, esta semana, o Sindmepa e médicos do HPSM do Guamá expuseram vários problemas vivenciados pelos profissionais da medicina nos prontos socorros de Belém. Entre eles: a falta de pagamento dos plantões de um médico Otorrinolaringologista do pronto socorro; o corte no adicional noturno e de turno de alguns médicos do HPSM da 14 de Março e a falta de um diretor clínico no HPSM do Guamá; os profissionais também pediram a manutenção dos quatro cirurgiões da escala do pronto socorro do Guamá. O secretário se comprometeu a avaliar os assuntos discutidos e solucionar o quanto antes.

HPSM DO GUAMÁ
Por falar no HPSM do Guamá, durante visita, esta semana, contatamos que a precariedade no atendimento continua a mesma. Somente na sala de acolhimento, encontramos oito pacientes internados em macas, alguns em situação grave, inclusive. Infelizmente, o atendimento digno e de qualidade parece ser uma realidade distante dos pacientes de Belém. Sem falar nas obras prometidas pelo prefeito, paradas. Sem realizar nem mesmo a limpeza da área a ser construída.

INSEGURANÇA
A total falta de segurança no estado tem crescido a cada dia. Desta vez, o hospital de Clinicas de Ananindeua foi tomado pelos bandidos que fizeram um verdadeiro arrastão dentro do local. Nem o estado realizava a segurança externa, a qual deveria se responsabilizar, nem a instituição se preocupava com a segurança interna. Recorrer a quem neste momento? Ao Papa?

U/E TELEGRAFO
O Sindmepa denunciou ao MPE a intenção da Sesma de fechar a urgência e emergência da UMS Telégrafo, após a abertura da UPA da Sacramenta. Entendemos que a distância entre as unidades é grande, por esse motivo, o fechamento da urgência e emergência pode gerar prejuízos à população.

UTILIDADE PÚBLICA
Cumprindo o seu dever de orientar e alertar a população que aproveita as férias de julho num estado de clima tropical como o nosso, o Sindmepa, através do programa Saúde Alerta da RBATV, veiculado ontem, explicou quais os cuidados que o veranista deve ter com a exposição ao sol. Então lembre-se, o sol entre 9h e 16h é agressivo à pele, por isso, é fundamental o uso de protetor solar adequado para o seu tipo de pele e hidratação, com o consumo de água, água de coco, sucos de frutas, entre outras providências. O programa também será transmitido em nossas redes sociais, assista.