AGE e eleição de novos delegados sindicais em Altamira

Durante visita técnica realizada na semana passada em unidades de saúde e hospitais de Altamira, o diretor do Sindmepa, João Gouveia, coordenou uma Assembleia Geral da categoria e a eleição de novos delegados sindicais no município.

A pauta da AGE incluiu condições de trabalho, Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), negociação salarial e eleição de delegados sindicais. Foi feito relado de todas as atividades de visitas e audiências realizadas no município e o assessor jurídico, Eduardo Sizo, alertou sobre os prejuízos causados pela precarização do trabalho médico, tanto nas unidades de saúde do município quanto do estado e que, dependendo da avaliação de cada um, poderiam ser tomadas medidas cabíveis.

Médicos presentes relataram problemas de condições de trabalho e ficaram de enviar documentos sobre o assunto e o atraso de pagamentos que tem sido sistemático e sem qualquer solução apontada pelo secretário municipal de saúde. Em reunião realizada com o diretor do Sindmepa, o secretário Waldeci Aranha Maia disse que não há previsão de regularizar os pagamentos, atrasados desde junho, o que atribui à redução dos repasses do governo do estado ao município, que representa um corte de R$ 600 mil por mês.

WhatsApp Image 2016-08-10 at 12.04.09

O diretor do Sindmepa também discutiu o assunto com as representantes do Conselho Municipal de Saúde Jeany Silva Lorentoni (presidente) e Rosa do Socorro Bogéa Leite, representante dos trabalhadores. Ele se comprometeu a pautar no Conselho Estadual de Saúde (CES) a questão da redução de verbas para o município e o funcionamento do Hospital do Mutirão.

Em audiência na 5ª promotoria do Patrimônio Público com o promotor Emério Mendes Costa, João Gouveia relatou os problemas encontrados e solicitou sua colaboração no sentido de ajudar a resolver e melhorar a assistência à saúde no município. O promotor solicitou cópias do relatório da visita técnica com as irregularidades detectadas para ciência e providências.

WhatsApp Image 2016-08-10 at 12.04.09 (1)

O Sindmepa se comprometeu também a encaminhar o relatório das visitas para conhecimento dos médicos e envidar todos os esforços para solução das irregularidades. Ao final da Assembleia foram eleitos os novos delegados sindicais, como titulares: Cinara Helena Mauad Almeida e Ademar Carvalho da Silva e como suplentes Jean Carlos Rodrigues Pereira e Eduardo Bezerra dos Anjos.