dom

dom

abr 14, 2024

Hospital do Mutirão é alvo de disputa em Altamira

Localizado no bairro que lhe empresta o nome, o Hospital Regional do Mutirão, construído pela Norte Energia, em Altamira, como parte das condicionantes para a liberação da usina hidrelétrica de Belo Monte, é um dos problemas que acomete a área da saúde no município. Com mais de cem leitos e orçado em cerca de R$ 30 milhões, o hospital teve sua construção concluída há um ano, mas não entrou em funcionamento por conta de desentendimentos entre a empresa construtora e a Prefeitura. O prédio foi visitado pelo diretor do Sindmepa, João Gouveia, em visita técnica feita ao município na semana passada.

WhatsApp Image 2016-08-04 at 11.59.21

O diretor foi acompanhado durante a visita pelo assessor jurídico do Sindmepa, Eduardo Sizo e do secretário municipal de saúde, Waldeci Aranha Maia. A construção, já com sinais de deterioração, teve uma parte aproveitada de uma unidade de saúde do município e não causou boa impressão: “Tem péssimo acabamento e material de qualidade duvidosa, o que dificulta, inclusive, sua higienização”, afirmou o diretor.

A maioria dos equipamentos médicos ainda falta ao hospital, que  necessita também de diversos móveis hospitalares. O mais problemático é que, na avaliação do diretor do Sindmepa, para o seu pleno funcionamento já precisa passar por reforma para recuperação de partes deterioradas e o seu pleno equipamento.

WhatsApp Image 2016-08-04 at 11.59.52WhatsApp Image 2016-08-04 at 12.01.18

De acordo com o Secretário de Saúde de Altamira, o município se propõe a assumir o gerenciamento do hospital, desde que esteja em condições de funcionamento e que seja discutido o financiamento para sua manutenção. Por outro lado, o estado também propôs assumir a administração com coparticipação dos municípios do entorno. “Isso nos soa estranho já que o Hospital Regional de Altamira já tem gerenciamento pelo estado e como até hoje não se sabe porque um município do porte de Altamira não tem gestão plena, isso precisa ser avaliado, pois um dos pilares do SUS é a descentralização dos serviços”, opinou o diretor do Sindmepa.

Ontem, segundo nota veiculada na mídia local, a Norte teria informado à subcomissão de acompanhamento das obras de Belo Monte do Senado federal, que o hospital vai, enfim, entrar em funcionamento até o final deste mês.

WhatsApp Image 2016-08-04 at 12.01.16