ter

fev 27, 2024

ter

fev 27, 2024

Sindmepa vai recomendar descredenciamento dos médicos do Iasep

Nenhuma solução viável foi proposta na reunião de hoje do Ministério Público do Estado para a crise que ronda o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep). Com atrasos de mais de seis meses de pagamento e dívidas de milhões com médicos e prestadores de serviço, o órgão corre sério risco de implosão na opinião de vários participantes da reunião. Como não foi apontada qualquer perspectiva de pagamento de atrasados de médicos que atendem o Instituto, o Sindmepa vai recomendar o descredenciamento desses profissionais do plano, para diminuir os prejuízos da categoria.

IMG_20160824_104213127

“Não vimos nenhum avanço nessa reunião com o MP. A verdade é que não há proposta de solução alguma para o problema”, disse o diretor do Sindmepa, João Gouveia, que participou da reunião representando o Sindmepa junto com o diretor Wilson Machado. Desde agosto do ano passado que o Iasep não paga médicos vinculados ao órgão e prestadores de serviço credenciados. Há estabelecimentos de saúde que alegam calote de mais de R$ 1 milhão da instituição.

Na reunião realizada na manhã de hoje na Promotoria de Infância e Juventude, coordenada pelo promotor Marco Aurélio, tanto a secretária de estado de Administração, Alice Viana; quanto a presidente do Iasep, Íris Gama, argumentaram déficit na arrecadação do órgão, atribuindo o rombo, entre outras coisas, à abertura do plano para dependentes que incluem genitores de servidores que não pagam “nenhum centavo” pelo benefício. Dos 241 mil segurados, 101 mil não pagam nada”, disse a presidente do órgão. Os representantes do estado defendem o aumento da alíquota de desconto dos servidores públicos para o Iasep, o que não é aceito pelo sindicato da categoria.

“Não tem como aumentar a alíquota do Iasep sem que o governo tenha concedido nenhum centavo de reajuste salarial”, disse o representante da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Pará, Aldo Martins. Se houver reajuste no ano que vem, dos 11% da inflação deste ano e dos 9% estimados para o ano que vem, os servidores aceitam sentar para conversar sobre reajuste da alíquota, acrescentou o sindicalista. O aumento dos subsídios do governo ao plano é uma das saídas sugeridas pelos servidores.

IMG_20160824_104158099

Representantes de clínicas e laboratórios prestadores de serviço ao Iasep também disseram na reunião que não tem como manter os serviços se o estado não fizer proposta de composição da dívida em atraso. O Sindmepa vai convocar assembleia para discutir o assunto com a categoria e colocar o tema na pauta de discussões do Conselho Superior de Entidades Médicas (Cosenpa).