sáb

abr 13, 2024

sáb

abr 13, 2024

Jornada do setor público mobiliza sindicatos

O Dieese-Pará realizou na manhã de hoje, no auditório do Sindmepa, a 3ª Jornada de debates do setor público: desafios diante do ajuste fiscal. Representantes de quatro centrais sindicais estiveram presentes e participaram do debate sobre como se posicionar diante dos graves problemas enfrentados pelos estados diante da crise econômica. O diretor do Sindmepa, João Gouveia, também diretor do Dieese-Pará, participou do debate.

De acordo com o coordenador do Dieese de Sergipe, Luiz Moura, o ajuste fiscal impõe ao país desafios jamais vividos em nossa história recente. Ele destacou que 13 estados da federação não estão pagando salários em dia e outros 16 ameaçam não pagar o 13º aos servidores públicos. A crise é tão severa que quem está recebendo salários em dia deve dar graças a deus, na opinião do técnico.

img-20160916-wa0006-1
Na foto: Dr. João Gouveia (Sindmepa); Francisco Fernando (Força Sindical-PA); José Marcos (CTB-PA); Josilene Santos (CUT -PA); Roberto Sena (Dieese-PA); Josyanne Quemel (Asfunpapa); Luiz Antonio (Dieese Sergipe)

Mandaram representantes ao debate a Central Única dos Trabalhadores (CUT-Pará), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central Sindical Popular (CSP/Conlutas) e Força Sindical, representando cerca de 40 entidades sindicais.

O coordenador regional do Dieese-Pará, Roberto Sena, disse que o objetivo do Dieese é buscar uma discussão para esclarecer o que é verdade e o que não é nas novas regras em discussão no campo do trabalho e previdência, tanto para o setor público quanto privado. “Estamos debatendo agora com o setor público e queremos levar o debate para o setor privado assim que conseguirmos conciliar agendas”, explicou.