sáb

sáb

jul 27, 2024

UCI neonatal do HG de Parauapebas funcionou sem plantonista

Funcionários do Hospital Geral de Parauapebas denunciaram a falta de médicos no turno da tarde de terça-feira, 27, na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal, onde ficam os recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais. Um bebê estava internado em estado grave em ventilação mecânica. O diretor técnico da Gamp não conseguiu plantonista para substituir a pediatra que estava saindo após um exaustivo plantão de cinco dias.

A equipe da UCI já estava desfalcada trabalhando apenas com seis plantonistas, fato que já havia sido denunciado ao Conselho Regional de Medicina. O quadro piorou quando este mês restaram apenas três plantonistas para cumprir a escala de plantão de 30 dias sozinhas, devido ao afastamento das demais para cumprimento de licença-maternidade e afastamento por doença. Funcionários relataram ameaças de suspensão dos honorários do mês à Pediatra que estava deixando o plantão, caso ela saísse do hospital.

O Conselho Municipal de Saúde esteve na tarde de terça na UCI e presenciou a ausência de plantonista. A Gamp só conseguiu plantonista à noite depois de antecipar o pagamento do plantão, já que perdeu a credibilidade junto aos profissionais do município. Segundo relato de funcionários, o Hospital está vivendo em meio ao caos, pois além da falta de materiais e insumos que continua como era antes no Hospital antigo, não há mais nenhuma rotina de fluxo e nem escala fixa.