ter

abr 23, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

abr 23, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Atendimento a pacientes com câncer de mama é debatido na DPU

Entidades médicas estiveram reunidas, nesta manhã 13, na Defensoria Pública da União para discutir a situação dos hospitais que tratam o câncer de mama e levantar dados acerca da situação destes.  Durante a reunião ficaram fixadas as datas de 19 e 20 de outubro para realizar inspeções no hospital Ophir Loyola, Unacom do Barros Barreto, Uremia, Santa Casa e Saúde da Mulher.

O diretor João Gouveia, que representou o Sindmepa, afirmou que tem trabalhado juntamente com o CRM realizando visitas técnicas nos estabelecimentos de saúde, onde se observa que as duas grandes dificuldades para o tratamento da pessoa com câncer de mama, ou qualquer outro tipo de câncer, é o diagnóstico e o tratamento junto ao hospital Ophir Loyola. O diretor ressaltou ainda que outro grande problema do enfrentamento do câncer de mama é a demora que vai desde o primeiro atendimento até a cirurgia e a falta de medicamentos.

O representante do CRM, Jorge Tuma, disse que espera contar com a colaboração da Defensoria Pública da União para melhorar a situação da saúde no estado. “É uma luta insana e diária”, afirmou.

A doença

O câncer de mama representa 25% de todos os casos de câncer que surgem no mundo a cada ano, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, Inca. A doença é a quinta causa de morte no mundo e a primeira no Brasil, entre o público feminino.

Outra alarmante estimativa do Instituto é que cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama devem ser registrados no Brasil este ano.

Segundo o Ministério da Saúde, um em cada três casos de câncer pode ser curado. No caso do câncer de mama, a cura se torna mais fácil porque a doença apresenta sintomas e sinais em sua fase inicial.

Com informações do Diário do Pará

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que