qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

Médico Jorge Vaz vence mais uma!

Treino, persistência e novos desafios. Três palavrinhas que resumem bem o médico Jorge Oliveira Vaz, 60 anos, que pela terceira vez ganha o primeiro lugar em corridas nacionais. Desta vez foi na ASICS Golden Run Brasília, que aconteceu no último domingo (13). Vaz percorreu 21 quilômetros pelas ruas da Capital Federal, em 1h26m6s. O médico também já venceu outras duas grandes corridas nacionais, a de São Sebastião, no Rio de Janeiro; e a maratona Golden Run, na cidade de São Paulo.

Considerado um dos exercícios mais eficientes para o controle de peso e melhora do condicionamento físico, a corrida consome gordura como fonte de energia, além de diminuir o número do colesterol ruim o LDL e triglicerídeos, entre tantos outros benefícios. Com seis anos de estrada, dr. Jorge Vaz diz que correr é mais que um esporte preferido, é qualidade de vida. “Eu comecei por necessidade. Sou hipertenso e diabético tipo 2 e não uso insulina, por isso pratico corrida de rua”.

Assim como dr. Vaz, qualquer pessoa – dentro das suas próprias limitações – pode praticar esportes. A maioria dos participantes de uma prova de meia maratona não corre para vencer. O mais importante para estes corredores é correr contra si mesmo, conseguindo tempos mais rápidos e cada prova tendo uma melhor colocação.

Por dois anos consecutivos, dr. Vaz ganhou as edições da Corrida da Saúde na categoria Médico, promovida pelo Sindmepa e pelo Sindesspa. O próximo desafio desse médico que se define, divertidamente, como “atleta amador da terceira idade sênior”, é a meia maratona do Sesc, marcada para o dia 4 de dezembro de 2016, com largada e chegada na Doca.