seg

abr 22, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

abr 22, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa adere à campanha ‘Novembro Azul’

A cor azul simboliza a tranquilidade, a serenidade e a harmonia. Nada melhor do que estar com saúde para aproveitar a vida, não é mesmo? É pensando nisso que o mês de novembro tem um caráter de alerta para os hábitos errados com a alimentação – ao combate à diabetes – e chama atenção para os velhos mitos e tabus do câncer de próstata. Por isso, a fachada do Sindmepa e site institucional estão na cor azul em alusão às duas campanhas.

20161101_115235

Câncer de próstata

Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta que 51% dos homens nunca consultaram um médico Urologista. Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o tumor maligno mais comum nos homens, representando cerca de 10% de todos os cânceres diagnosticados. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que este ano sejam confirmados mais de 61 mil novos casos, ou seja, quase 62 casos para cada 100 mil brasileiros e um em cada seis homens vai desenvolver o tumor durante sua vida.

O Sindmepa recomenda que todos os homens, a partir dos 50 anos de idade, façam os exames que diagnosticam o câncer de próstata anualmente. Já a SBU lembra também que apesar de poder ser diagnosticado em jovens, inclusive abaixo dos 40 anos, o risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos tumores nessa faixa etária. A idade média do diagnóstico da doença é de 69 anos, enquanto a do óbito, de 77 anos.

Diabetes 

O diabetes é uma doença crônica que atinge mais de 60 milhões de pessoas no mundo. Isso significa que uma em cada 12 indivíduos possuem a doença. Existem três tipos principais de diabetes: diabetes tipo 1, o mais frequente entre crianças e adolescentes; diabetes tipo 2, mais frequente entre os adultos e está ligado à obesidade ou excesso de peso, falta de atividade física e má nutrição; e o diabetes gestacional que é uma complicação da gravidez que afeta aproximadamente 10% das gestantes globalmente.

A prevenção primária do diabetes pode ser favorecida pela implementação de políticas públicas para prevenir a obesidade ou excesso de peso, tais como aquelas que aumentam a disponibilidade e o acesso a alimentos saudáveis ​​e atividade física. Além disso, para a prevenção secundária, é importante reforçar as políticas que melhorem o acesso ao diagnóstico de diabetes, cuidados médicos, bem como medicação acessível.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que