qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

FMB repudia redução do número de médicos nas UPAs de todo o país

A Federação Médica Brasileira (FMB) vem a público lamentar e repudiar a posição do Ministério da Saúde que, numa decisão totalmente equivocada, flexibiliza as regras de atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), reduzindo o número de médicos ao atendimento à população.

A atual estrutura de saúde do Brasil tem gerado e encaminhado para as UPAs, um número de pacientes acima do recomendado para um atendimento adequado, provocando filas e consequente tempo de espera por atendimento, além de sobrecarregar médicos e equipes de saúde que lidam rotineiramente com falta de estrutura física e equipamentos para trabalhar.

De nossa parte temos vários questionamentos para essa situação: A quem interessa esta redução do número de médicos? Que tipo de assistência é possível ser prestada com a redução do número de médicos? Temos que acreditar que a redução no número de médicos garantirá a conclusão das obras paralisadas de 275 UPAs e colocará em funcionamento outras 165 concluídas mas ainda não inauguradas em várias cidades brasileiras? Como o Ministério da Saúde pretende preencher esses espaços com recursos humanos e garantir o funcionamento dos mesmos?
É lamentável observar mais uma vez que a corda arrebente para o lado mais fraco quando continuamos a observar políticos e ministros tendo acesso a atendimento garantido em hospitais de renome internacional.

Rogamos pelo bom senso da equipe técnica do Ministério da Saúde em rever essa medida obtusa que vai penalizar quem já sofre com todas as falhas da falta de financiamento para a saúde: médicos, equipes de saúde e pacientes usuários do SUS.

Dr. Waldir Araújo Cardoso
Presidente da FMB

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que