dom

abr 21, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

dom

abr 21, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Médicos decidem hoje à noite se retomam plantões no PSM do Guamá

Médicos do HPSM do Guamá decidem hoje, às 19h, em Assembleia Geral no Sindmepa, se aceitam a proposta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para retornar à escala de plantões do Hospital. A Sesma propôs hoje em audiência no Ministério Público, a volta do quarto clínico às escalas de plantão e a intervenção na gestão do hospital por um interlocutor que garanta o diálogo com os médicos. Também será formado um Grupo de Trabalho para discutir os problemas envolvendo a saúde no município de Belém. O grande impasse é a permanência do diretor geral do hospital com quem a categoria alega não ter diálogo.

Ao todo, 53 médicos entregaram as escalas na semana passada após decisão da gestão de retirada do quarto clinico dos plantões reduzindo para três o número de médicos de plantão. Eles consideram a demanda já excessiva para pouco médico e acharam inviável trabalhar com a escala ainda mais reduzida. Por não concordarem com a medida, entregaram os plantões e formalizaram boletim de ocorrência policial para se resguardar de possíveis responsabilizações futuras.

img-20161201-wa0013

Falando em nome da categoria médica, o diretor do Sindmepa, João Gouveia, disse que os problemas são recorrentes e não se resumem aos plantonistas do PSM do Guamá, mas a todos os médicos da Sesma. Plantões extras sem reajuste há cinco anos, atrasos sistemáticos de pagamentos; ausência de direitos trabalhistas; falta de local de repouso médico digno; médicos não tem direito a transporte e alimentação e ainda precisam levar travesseiros, fronhas e roupas de cama para os plantões. Ele relatou a situação de insatisfação generalizada na classe médica e a necessidade de abertura de um canal de comunicação com a gestão para que se evitem novos movimentos como o que motivou os médicos do Guamá.

img-20161201-wa0028

Para tentar chegar a uma solução para o impasse, o Ministério Público Estadual convocou para uma audiência de conciliação o Sindmepa, Sesma, Conselho Municipal de Saúde e a Procuradoria Municipal. Além de membros da diretoria do sindicato, compareceram médicos que compõem o quadro clínico do PSM do Guamá.

A Sesma reconheceu na audiência que houve equívoco na decisão de cortar o quarto médico do plantão e disse que vai retomar a escala nos moldes anteriores. Com relação à mudança do diretor clínico, uma das reivindicações do grupo, o titular da Sesma, Sergio Amorim de Figueiredo, disse que isso não será possível agora, mas prometeu deslocar o coordenador de urgência e emergência da Sesma, Ivson Carvalho, para ser o interlocutor entre a direção e os médicos. O médico Ricardo Damasceno foi indicado como diretor técnico. O grande impasse é a direção geral do hospital, cuja permanência os médicos não estão aceitando.

Também ficou acertado na audiência a criação de um Grupo de Trabalho com a participação do Sindmepa, Sesma, Conselho Municipal de Saúde e CRM para se discutir saídas para os problemas da saúde em Belém, principalmente os que envolvem a atividade médica. O Sindmepa já convocou os médicos do Guamá para a AGE de hoje à noite.

 

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que