Sindmepa Informa – 11.12.2016

RETORNO AOS PLANTÕES

Médicos plantonistas do PS do Guamá decidiram voltar à escala de plantões do hospital após fechar um acordo com a Sesma que incluiu a volta do quarto clínico aos plantões na porta de entrada, além do afastamento do diretor geral e do diretor técnico do hospital. Intermediado pelo Ministério Público, a pedido do Sindmepa, o acordo também incluiu a criação de um GT para discutir os problemas da saúde em Belém, especialmente os que envolvem médicos. O Sindmepa faz parte da comissão, além do Conselho Municipal de Saúde, Sesma, Semaj e Semad.

DEZEMBRO LARANJA

Belém recebeu esta semana o Tour de Combate ao Câncer de Pele, uma realização da Sociedade Brasileira de Dermatologia e parceiros que circula pelo Brasil inteiro desde o ano de 2009 com um caminhão itinerante equipado com consultórios médicos fazendo exames e verificações de lesões suspeitas. A ação aconteceu em alusão ao “dezembro laranja”, mês voltado à prevenção ao câncer da pele.

ESCALPELADOS

A Comissão estadual de combate aos acidentes com escalpelamento decidiu acionar o Ministério Público para ajudar na erradicação desse tipo de acidente nos rios do Pará. É que neste ano, dos seis acidentes registrados no estado, três ocorreram em embarcações que prestam serviços de transporte escolar para prefeituras municipais. E o MP será provocado para notificar as 46 prefeituras onde já foram registrados acidentes de barco com escalpelamento. As prefeituras serão “convidadas” a também fazer a sua parte e selecionar melhor as embarcações que contratam para prestação de serviços diversos, especialmente de transporte escolar.

CONSELHEIRO FEDERAL

E por falar em escalpelamento, nosso representante no Conselho Federal de Medicina, dr. Hideraldo Cabeça, ex-diretor do Sindmepa, falou na plenária do CFM esta última semana sobre o trabalho que o Sindmepa desenvolve junto a outros órgãos estaduais e federais no combate a este tipo de acidente nos rios da Amazônia. Destacou a necessidade de educação permanente da população, estrutura para o atendimento dos acidentados, orientação para equipar os barcos com protetor de motor, entre outras. Obteve o apoio do presidente do CFM e dos conselheiros presentes ao plenário.

SEGURANÇA JÁ

A assessoria jurídica do Sindmepa reuniu-se esta semana na Secretaria de Segurança pública do Estado para discutir o reforço da segurança em áreas públicas. Apesar do problema da insegurança em torno de unidades e hospitais de saúde ser generalizado, desta vez o alvo da reunião foi o hospital Municipal de Marituba, onde equipes médicas e usuários foram vítimas de assaltos recentemente. Será montado um ponto base com viatura na frente do hospital e requisitado o reforço da Guarda Municipal na área.

DESRESPEITO

O Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp), que administra o Hospital Geral de Parauapebas, em mais uma atitude desrespeitosa com a categoria médica, descumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), no final de novembro, para pagamento de salários atrasados de agosto, setembro e outubro. O prazo se esgotou no último dia 7 e nada de pagamento. Voltamos à estaca zero. Jurídico em ação.