sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Instituto Evandro Chagas confirma morte de macaco por febre amarela no Pará

O Instituto Evandro Chagas (IEC) confirmou ontem (21) que a morte do macaco encontrado na zona rural do município de Rurópolis, no oeste do Pará, foi provocada por febre amarela.

A preocupação com a morte dos animais começou depois que mais de 340 macacos morreram no sudeste do Brasil com febre amarela. Os macacos são hospedeiros do vírus da doença.

O Instituto Evandro Chagas e a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) deram início à investigação sobre a mortes de cinco primatas nos municípios de Rurópolis e Itaituba, no oeste paraense, no início do mês.  A comunidade onde os macacos morreram fica na divisa da Floresta Nacional do Tapajós, por isso, as investigações também foram feitas nessa área de mata.

Segundo o IEC, após a confirmação do resultado positivo, o Ministério da Saúde e a 9ª regional-Santarém/SESPA deverão ser notificados.

Diante da suspeita dos casos, a Secretaria de Saúde de Itaituba aumentou o número de vacinas contra a febre amarela nos postos de saúde do município, de 17 mil para 40 mil doses.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) ressalta que as equipes continuam em campo investigando e orientando a população sobre as formas de prevenção da febre amarela. A Sespa ainda informou que será feito um Plano de Contingência específico para a região do Oeste e Baixo Tocantins, além da intensificação da vacinação nas localidades rurais e de mata.

Fonte: G1

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que