FMB participa da 2ª Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos

O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso, representa a entidade na 2ª Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos, realizada até 4 de abril, em Montevidéo, no Uuruguai. O evento, que está sendo realizado na sede do Sindicato dos Médicos do Uruguai (SMU) tem também representantes do Chile, Espanha, Portugal, Alemanha e Miamar.
O presidente do SMU, Julio Trostchansky, ressaltou a importância da Conferência, espaço onde os médicos podem discutir as questões relacionadas à profissão. “O evento teve sua primeira edição em Berlim no ano passado e consolida-se como um importante espaço de discussões dos médicos no que diz respeito às peculiaridades da profissão”.
O ministro da Saúde do Uruguai, Jorge Basso afirmou na abertura que o governo apoia esse tipo de iniciativa. “O SMU teve importante papel no aprofundamento da reforma da saúde lançada pelo nosso país há 10 anos e por isso apoiamos explicitamente esse tipo de instância”, declarou.
No primeiro dia de trabalhos foram apresentados trabalhos sobre Migrações de Recursos Humanos em Saúde. “O debate demonstrou a importância da troca de informações entre os Sindicatos Médicos sobre o fluxo migratório da categoria e também a necessidade de estabelecer políticas de proteção e apoio a estes colegas. O direito dos países revalidarem os diplomas é forma de garantir qualidade profissional no atendimento à população e a FMB defende esta política”, afirmou o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso.
Para o último dia do evento está previsto o debate sobre trabalho médico, que inclui jornada de trabalho, carga horária e remuneração.

Fonte e foto: Prensa y Comunicación Pública Sindicato Médico del Uruguay