qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 15.04.2017

GAVETA

Solicitamos a reabertura de discussões sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos médicos com a Sespa e Sead. Recentemente, os funcionários da Secretaria de Planejamento tiveram o seu plano aprovado na Alepa, o que nos leva a perguntar porque o PCCR dos médicos, que vem sendo discutido há anos com o governo estadual, não sai da gaveta?

CUSTO DE VIDA

Mensalmente, o Dieese estima o valor do salário mínimo necessário baseado na cesta básica brasileira mais cara e levando em consideração a determinação constitucional que estabelece o valor suficiente para suprir as necessidades básicas do trabalhador (alimentação, saúde, moradia, lazer, vestuário, etc). De acordo com a estimativa do mês de fevereiro, o salário mínimo deveria equivaler a R$ 3.658,72, bem distante dos R$ 937,00 hoje em vigor. Torcendo por um milagre na economia brasileira.

ISENTO DE RESPONSABILIDADE

O Supremo Tribunal Federal decidiu na última semana que a administração pública não é responsável pelo pagamento de eventuais dívidas trabalhistas de empresas terceirizadas contratadas por órgãos públicos. Consideramos equivocada essa decisão e lamentamos que mais uma vez o STF tome uma decisão política em detrimento dos trabalhadores. O que significa que agora vai ficar mais difícil de judicialmente receber das empresas, OS ou similares.

DIPLOMAS

As entidades médicas repudiam com veemência a nova Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). Somos contra a forma como vem sendo feita desde sua aprovação no final do ano passado, com nota de corte e como condicionante para a diplomação. Defendemos que a avaliação deve ser feita no 2°, 4º e 6º ano avaliando-se o desempenho de professores, alunos e a instituição de ensino para corrigir rumos e sem caráter punitivo.

CERTIFICAÇÃO

O Cesupa é uma das 19 escolas médicas brasileiras que receberam um selo de acreditação oferecido pelo CFM e pela ABEM. As instituições de ensino certificadas tiveram que comprovar excelência em diferentes aspectos, cumprindo uma série de pré-requisitos exigidos pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). O Sindmepa parabeniza o Cesupa pela certificação.

CAMPANHA

Será amanhã (17) o lançamento da Campanha Estadual de Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos 2017. O evento, organizado pela Sespa, acontece no auditório da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), com participação do Sindmepa. Em 2016 foram realizados 57 transplantes de rins no Estado, número considerado insuficiente para a quantidade de pessoas na fila de espera. Atualmente, cerca de 500 pacientes esperam por um rim e mais de 700 pessoas esperam por um transplante de córnea no Pará.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que