qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 15.04.2017

GAVETA

Solicitamos a reabertura de discussões sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos médicos com a Sespa e Sead. Recentemente, os funcionários da Secretaria de Planejamento tiveram o seu plano aprovado na Alepa, o que nos leva a perguntar porque o PCCR dos médicos, que vem sendo discutido há anos com o governo estadual, não sai da gaveta?

CUSTO DE VIDA

Mensalmente, o Dieese estima o valor do salário mínimo necessário baseado na cesta básica brasileira mais cara e levando em consideração a determinação constitucional que estabelece o valor suficiente para suprir as necessidades básicas do trabalhador (alimentação, saúde, moradia, lazer, vestuário, etc). De acordo com a estimativa do mês de fevereiro, o salário mínimo deveria equivaler a R$ 3.658,72, bem distante dos R$ 937,00 hoje em vigor. Torcendo por um milagre na economia brasileira.

ISENTO DE RESPONSABILIDADE

O Supremo Tribunal Federal decidiu na última semana que a administração pública não é responsável pelo pagamento de eventuais dívidas trabalhistas de empresas terceirizadas contratadas por órgãos públicos. Consideramos equivocada essa decisão e lamentamos que mais uma vez o STF tome uma decisão política em detrimento dos trabalhadores. O que significa que agora vai ficar mais difícil de judicialmente receber das empresas, OS ou similares.

DIPLOMAS

As entidades médicas repudiam com veemência a nova Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). Somos contra a forma como vem sendo feita desde sua aprovação no final do ano passado, com nota de corte e como condicionante para a diplomação. Defendemos que a avaliação deve ser feita no 2°, 4º e 6º ano avaliando-se o desempenho de professores, alunos e a instituição de ensino para corrigir rumos e sem caráter punitivo.

CERTIFICAÇÃO

O Cesupa é uma das 19 escolas médicas brasileiras que receberam um selo de acreditação oferecido pelo CFM e pela ABEM. As instituições de ensino certificadas tiveram que comprovar excelência em diferentes aspectos, cumprindo uma série de pré-requisitos exigidos pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). O Sindmepa parabeniza o Cesupa pela certificação.

CAMPANHA

Será amanhã (17) o lançamento da Campanha Estadual de Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos 2017. O evento, organizado pela Sespa, acontece no auditório da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), com participação do Sindmepa. Em 2016 foram realizados 57 transplantes de rins no Estado, número considerado insuficiente para a quantidade de pessoas na fila de espera. Atualmente, cerca de 500 pacientes esperam por um rim e mais de 700 pessoas esperam por um transplante de córnea no Pará.