FMB aprova filiação dos sindicatos do Ceará e Mato Grosso

Em reunião de diretoria executiva, realizada nos dias 25 e 26 de maio, em São Paulo, os dirigentes da Federação Médica Brasileira (FMB) e representantes de sindicatos de base, aprovaram por aclamação a filiação dos sindicatos dos Médicos do Ceará e do Mato Grosso. “Com a chegada de mais dois representantes importantes para o sindicalismo médico brasileiro, a FMB passa a ser formada por 15 sindicatos de base em todas as regiões do país”, declara o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso.

Nos dias de trabalho, os dirigentes médicos discutiram assuntos importantes para a atividade médica no Brasil. Um dos pontos foi a divulgação de uma nota sobre a situação dos médicos que atuam no hospital Regional de Sorriso, no Mato Grosso.

“Todos os dias somos informados de situações semelhantes em todas as regiões do país. O que nos comove nesse caso é o choro de um médico, que representa a dor de quem precisa de saúde e não tem acesso e o sofrimento de quem quer trabalhar com dignidade e não consegue”, declara o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso, ao referir-se ao médico Roberto Yoshida, que chorou durante entrevista em que relatou o caos no hospital em Sorriso.

Contribuição sindical

Os dirigentes também discutiram sobre o fim da contribuição sindical. “A FMB divulgará nos próximos dias uma nota sobre o nosso posicionamento favorável ao fim deste imposto, desde que de maneira gradativa para que os sindicatos se reestruturem, adequem-se às novas normas trabalhistas e mantenham o padrão de atendimento a seus filiados”, afirma Waldir.

Carreira de estado

Ao discutirem sobre o programa Mais Médicos, os dirigentes da FMB decidiram divulgar uma nota sobre a importância do encaminhamento para votação no Congresso Nacional, da proposta de criação da carreira de estado para médicos. “É necessário estruturar de uma vez o sistema público de saúde do país ao invés da manutenção de programas paliativos para a solução do problema, que é a ausência de saúde de qualidade a todo cidadão em todas as regiões do território nacional”, acrescenta Waldir.

Outros debates

Nos dois dias de trabalhos, os dirigentes apresentaram as atividades realizadas recentemente para a FMB e em seus sindicatos. Foi tratada também sobre a aposentadoria especial para médicos e os dirigentes dos sindicatos dos médicos de São Paulo e Pernambuco compartilharam suas experiências em negociações coletivas de trabalho.