mar 29, 2024

mar 29, 2024

Pediatras do PSM da 14 fazem movimento contra pagamentos atrasados

Cerca de 30 médicos pediatras que tiram plantões no atendimento do Hospital Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14, decidiram deflagrar um movimento de triagem na porta de entrada do hospital a partir da próxima segunda, 22. Eles reclamam dos constantes atrasos nos pagamentos de plantões que vem se arrastando desde outubro do ano passado. A triagem consiste em atender somente aqueles casos que realmente implicam risco de morte, classificado como a fila dos vermelhos.

A triagem vai começar a partir das 7h da manhã. Aqueles casos mais brandos classificados nas filas de azuis, verdes e amarelos serão encaminhados para Unidades Básicas de Saúde (UBS). O procedimento foi comunicado pelos médicos na tarde desta quinta-feira, por meio de um documento protocolado no CRM-Pará, à direção do hospital municipal e ao Sindmepa. Há médicos que já contabilizam até 15 plantões sem receber. A assessoria jurídica do Sindmepa já foi acionada para oferecer apoio jurídico ao grupo.

Além dos pagamentos em atraso, a falta de condições e de materiais para a atividade profissional também são problemas que agravam a situação dos médicos no Pronto Socorro Mario Pinotti. Eles apontam no documento protocolado junto ao Sindmepa a “falta de materiais descartáveis como luvas, intracath, jelco, e medicações padronizadas pelo SUS, desde as mais simples como dipirona, até as mais necessárias em protocolos de atendimento à crianças gravemente enfermas como noradrenalina, também inviabilizam o atendimento adequado ao paciente recebido”.

Segundo o diretor do Sindmepa, João Gouveia, a situação está insustentável, com a maioria dos médicos enfrentando problemas para resolver suas demandas pessoais. “Não temos como adiar o pagamento de nossas contas de luz e água. Como fazemos?”, questiona um médico. Gouveia destaca que o objetivo do grupo e do Sindmepa é negociar um acordo direto com a direção do hospital para não prejudicar o atendimento às crianças que procuram diariamente o hospital da 14 para procedimentos.

Leia o documento na íntegra aqui: RELATÓRIO E NOTIFICAÇÃO DO MOVIMENTO