Sindmepa Informa – 28.05.2017

CES

Uma vitória da representação do Sindmepa junto ao Conselho Estadual de Saúde (CES). Pautamos na sessão ordinária do Conselho, os atrasos de repasses do governo do estado aos municípios paraenses, na área da saúde, o que totaliza um valor de mais de R$ 40 milhões. Pois bem, depois da questão levantada no Conselho, o governo respondeu que vai atualizar os pagamentos em atraso, repondo os valores em 15 meses. Por outro lado, vai manter os próximos pagamentos atualizados de hoje em diante. Amém.

POSSE CNPL

Tomou posse, no último dia 16, a nova diretoria da CNPL para a gestão 2017-2020. Como diretor de Comunicação da nova diretoria da entidade, tomou posse o diretor do Sindmepa Waldir Cardoso. Ele e o também diretor Wilson Machado, estiveram presentes à solenidade que integrou a abertura do VIII Congresso Nacional da CNPL “O Profissional Sustentável Transforma – Construindo o Futuro” para definição dos rumos e metas da entidade.

SUSPENSO

Um juiz federal de Santa Catarina suspendeu resoluções do Conselho Federal de Farmácia que permitem “a consulta farmacêutica em consultório farmacêutico e a avaliação de resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente”. Para o juiz, a consulta é um ato médico e havia dubiedade no inciso VII do artigo 7º da resolução CFF 585/13. A liminar é válida para todo o estado de SC e atendeu à ação movida pelo CRM-SC. Deveria mesmo era valer para todo o território nacional.

SEM ACORDO

Médicos pediatras do HPSM da 14 decidiram manter o procedimento de triagem na porta de entrada do hospital para os atendimentos de crianças. A decisão veio após reunião realizada na última quinta com o secretário municipal de saúde. A Sesma alega que os plantões não foram pagos porque os médicos deixaram de assinar a folha de ponto, mas todo mundo sabe que não é bem assim que a coisa funciona. Muitos não assinaram porque simplesmente não havia folha de ponto impressa com seu nome para ser assinada. Sem garantia de pagamento dos plantões, dificilmente haverá acordo, assim também como a situação dos plantões do UR não foram resolvidos. Uma nova reunião para discutir o assunto foi marcada para a próxima quinta-feira (1), no HPSM da 14.

UTI

Aliás, na reunião da última quinta-feira também ficou claro que a Sesma pretende encerrar a UTI neonatal do HPSM da 14 que funciona na Santa Casa desde o incêndio do pronto socorro. O argumento é que será inaugurada a UTI do Pronto Socorro e o município não dispõe de recursos para manter duas funcionando. Mas o fato é que Belém é carente desse tipo de UTI, ainda mais por se tratar de uma UTI pediátrica, portanto não se pode pensar só em reduzir custos, mas sim nos benefícios que a manutenção das duas UTIs trariam para a população.

CASA CHEIA

Na última semana o Sindmepa recebeu várias Ligas Acadêmicas de Medicina, sempre com casa cheia nos auditórios. A Liga Acadêmica de Clínica Médica – (Lacmepa), a Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica (Lacipa), Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (Lacig), Liga Acadêmica de Infectologia e Imunologia (Laiip), Liga de Medicina do Exercício e do Esporte (Lameesp) e a Liga Acadêmica Paraense de Cardiologia (Lapcardio) marcaram presença no prédio do sindicato. A porta estará sempre aberta aos acadêmicos e acadêmicas de Medicina, futuros colegas médicos.