qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Selo vai homenagear atitudes de combate ao escalpelamento

A criação de um prêmio em homenagem a municípios com registro zero de casos de acidentes com escalpelamento é uma das novas ações aprovadas pela Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes com Escalpelamento nos rios do Pará. A Comissão se reuniu na manhã de hoje na sede do Sindmepa para avaliar as ações e a série de seminários realizados em onze municípios paraenses no mês de agosto como parte da Semana de Combate ao Escalpelamento.

“A avaliação foi muito positiva já que as ações vem conseguindo inibir este tipo de acidente no estado, que este ano registrou até agora um acidente”, disse João Gouveia, diretor do Sindmepa que representou o sindicato na reunião.

Os membros da comissão estão discutindo um evento de encerramento das atividades do ano de 2017 onde será incluída uma homenagem a pessoas e instituições contribuíram ao combate dos acidentes no Pará. Para os municípios com número zero de casos registrados será concedido um selo de amigo da causa. “Vamos premiar aqueles que se destacaram pelo lado positivo”, explicou João Gouveia.

Ao longo do ano, a Comissão realiza diversas ações de combate aos acidentes com escalpelamento que vem apresentando bons resultados com a queda do número de registros. De 1982 até dezembro de 2014 foram registrados 409 casos de escalpelamentos contra 11 em 2015, seis em 2016 e um em 2017, até agora. A próxima ação da comissão é a campanha do Círio, período em que é registrado aumento nas viagens de barco. A campanha de conscientização irá de 25 de setembro a 5 de outubro, véspera do início das procissões da festa religiosa.

Participaram da reunião de hoje, além do representante do Sindmepa; a coordenadora da Comissão, Socorro Silva; a representante da Orvam, Dercília Gomes de Lima; a representante da Santa Casa, Luzia Matos; Ana Carolina Lins, do Conselho Regional de Psicologia; e Doracy Moraes de Souza, da Fundacentro.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que