Diretores do Sindmepa têm audiência com titular da Sesma

O secretário municipal de saúde de Belém, Sérgio Amorim, informou em audiência realizada na manhã desta sexta-feira (17) com diretores do Sindmepa, que foram revogadas as portarias que previam a suspensão de férias e licenças-prêmio de servidores da área da saúde do município nos meses de novembro, dezembro e janeiro de 2018. “Estamos revogando as portarias e fazendo realinhamento do número de plantonistas para dar conta da demanda”, disse o secretário.

As portarias, publicadas no dia 10 de outubro, criaram muita polêmica e revolta entre servidores que já tinham comprado passagens e reservado hospedagens para o seu período de férias, mas teriam esse direito suspenso no período escolhido. O Sindmepa denunciou a edição da portaria que feria direitos dos médicos.

Além da revogação da portaria, na audiência de hoje, o secretário garantiu ainda que não houve redução no número de plantões feitos por médicos nas unidades de saúde do município. “O que houve foi um realinhamento seguindo a organização feita pelos próprios médicos, que na prática já trabalhavam somente com dois plantonistas, no horário de meia noite às 6h”, explicou Amorim. Os diretores solicitaram a planilha de plantões ao secretário que ficou de enviar ao sindicato.

Os diretores Wilson Machado e João Gouveia, que participaram da reunião, também relataram irregularidades verificadas em visita técnica promovida à Upa de Icoaraci. Sobre os problemas na estrutura do prédio, o secretário informou que a empresa que havia vencido a licitação para a obra, abandonou o serviço pela metade e uma nova licitação teve que ser encaminhada. Foi aprovada uma manutenção predial para a realização de reparos emergenciais na UPA até que a licitação da nova construtora seja concluída.

Outra informação do secretário foi que no início do ano que vem o HPSM do Guamá também deverá entrar em reforma, com os seus servidores sendo transferidos para a UPA da Terra Firme, cuja inauguração está prevista para este final de ano.