Sindmepa Informa – 05.11.2017

NATAL SOLIDÁRIO

O Sindmepa integra a campanha “Amor e solidariedade transformam vidas”, que visa arrecadar brinquedos e alimentos não perecíveis para famílias ribeirinhas vítimas de escalpelamento. Comandada pela Coordenação Estadual de Mobilização Social (CEMS), em conjunto com a Comissão estadual de enfrentamento aos acidentes de motor com escalpelamento (CEEAE), a campanha busca aliviar os problemas e sequelas deixadas nas pessoas que passaram por esse tipo de trauma nos rios do Pará.

JORDY

Deputado federal Arnaldo Jordy, em linha direta com o Sindmepa, denuncia a falta de médico pediatra na unidade de Saúde do Benguí e a existência de goteiras na sala de coleta de exames da unidade de saúde do Sideral. O assunto será levado para o conhecimento, e solicitação de providências, ao titular da Sesma em reunião de amanhã que acontece entre o Sindmepa e a Secretaria, às 9h.

TETO CONSTITUCIONAL

A mudança do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a incidência do teto salarial para servidores que podem acumular cargos efetivos, favorece servidores da área da saúde e da educação, que podem acumular cargos efetivos. Agora, o novo entendimento é de que o cálculo vale para cada salário isoladamente, e não sobre a soma das remunerações. O argumento que convenceu os ministros do Supremo foi de que um servidor não pode ficar sem receber remuneração total pelo serviço prestado, se a própria Constituição autoriza a acumulação lícita dos cargos. Parece justo, né.

ADEUS AO ZUZA

Foi-se na tarde do sábado passado, 28, o grande amigo e fundador do Sindmepa, Claudio José Dias Klautau. Médico e professor de biomedicina da Universidade Federal do Pará, Zuza Klautau como era conhecido no meio médico, foi o primeiro presidente do Sindmepa, indicado pelos colegas quando da elevação da categoria de Associação para Sindicato. Militou durou anos na luta em defesa da medicina com ética e seriedade. Também foi presidente do CRM Pará, onde marcou pelo profissionalismo e justiça. Zuza foi homenageado ainda em vida pelo Sindmepa, que deu seu nome ao principal auditório do prédio-sede. Deixa saudades e um legado de honradez e lealdade a todos os que conviveram com ele. Daqui, nosso abraço à família do Zuza.

PREVENÇÃO

O mês de novembro chega com duas campanhas de prevenção que têm o apoio do Sindmepa. O Novembro Azul, que serve tanto para alertar sobre os riscos de câncer de próstata, quanto para incentivar a prevenção ao diabetes. Sobre o câncer de próstata – segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, sabe-se que mais de 61 mil homens são diagnosticados com a doença a cada ano. Quanto ao diabetes as notícias também não são favoráveis. Um total de 340 mil novos casos foram diagnosticados no ano passado, no Pará. O Mutirão do Diabetes será lançado neste domingo, na praça da República.