qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Ex-presidente do Sindmepa recebe homenagem do CFM

O ex-presidente do Sindicato dos Médicos do Pará e do Conselho Federal de Medicina (CFM), Waldir Mesquita, recebeu uma homenagem, durante solenidade que comemorou os 60 anos do CFM e condecorou médicos que se destacaram por suas trajetórias pessoais e profissionais.

A solenidade lembrou a trajetória do conselho celebrando o papel daqueles que atuaram como presidentes da autarquia entre os anos de 1984 e 2009, entre eles Waldir Paiva Mesquita, que foi o primeiro presidente eleito do Sindmepa, tendo exercido o cargo de 1985 a 1989. Os ex-presidentes do CFM Gabriel Wolf Oselka, Francisco Álvaro Barbosa Costa, Ivan De Araújo Moura Fé, Edson de Oliveira Andrade e Roberto Luiz D’avila também receberam placas comemorativas.

Esta é a sétima vez consecutiva que o CFM homenageia publicamente médicos brasileiros que se destacaram pelo compromisso político, técnico, ético e social. Por meio da Resolução nº 2.022/2013 foram criadas cinco comendas entregues anualmente a personalidades médicas com destacada atuação em diferentes campos da vida em sociedade.

Durante o evento, o presidente em exercício do CFM, Mauro Ribeiro, mencionou a Lei nº 3.268/1957, que criou o Conselho Federal e os conselhos regionais de medicina (CRMs) e que, segundo ele, mantém-se atual. “Nessas últimas seis décadas, temos tomado decisões importantes, regulamentado, estabelecido diretrizes ético-profissionais e atuado contra o vilipêndio da Medicina pelos últimos governos”, disse, ressaltando ainda que, com as falhas de gestão, “se o SUS ainda funciona, é pelos profissionais que ali trabalham. Somos os últimos bastiões”.

Homenagens – Os médicos Celmo Celeno Porto, Gabriel Wolf Oselka, Iaperi Araújo, José Almir Santana e Roberto Figueira Santos foram os médicos homenageados da noite. A homenagem aconteceu no âmbito da entrega das Comendas CFM 2017. Os homenageados são donos de trajetórias únicas que incluem publicação de livros e trabalhos científicos, exercício de cargos políticos, institucionais e de docência, compromisso com a ética e com a defesa dos interesses da profissão, dos colegas, da sociedade e dos pacientes em cinco eixos temáticos: ensino médico, humanidades, literatura e arte, responsabilidade social e saúde pública.

O diretor do Sindmepa e presidente da FMB, Waldir Cardoso participou do evento representando as duas instituições.

 

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que