Ex-presidente do Sindmepa recebe homenagem do CFM

O ex-presidente do Sindicato dos Médicos do Pará e do Conselho Federal de Medicina (CFM), Waldir Mesquita, recebeu uma homenagem, durante solenidade que comemorou os 60 anos do CFM e condecorou médicos que se destacaram por suas trajetórias pessoais e profissionais.

A solenidade lembrou a trajetória do conselho celebrando o papel daqueles que atuaram como presidentes da autarquia entre os anos de 1984 e 2009, entre eles Waldir Paiva Mesquita, que foi o primeiro presidente eleito do Sindmepa, tendo exercido o cargo de 1985 a 1989. Os ex-presidentes do CFM Gabriel Wolf Oselka, Francisco Álvaro Barbosa Costa, Ivan De Araújo Moura Fé, Edson de Oliveira Andrade e Roberto Luiz D’avila também receberam placas comemorativas.

Esta é a sétima vez consecutiva que o CFM homenageia publicamente médicos brasileiros que se destacaram pelo compromisso político, técnico, ético e social. Por meio da Resolução nº 2.022/2013 foram criadas cinco comendas entregues anualmente a personalidades médicas com destacada atuação em diferentes campos da vida em sociedade.

Durante o evento, o presidente em exercício do CFM, Mauro Ribeiro, mencionou a Lei nº 3.268/1957, que criou o Conselho Federal e os conselhos regionais de medicina (CRMs) e que, segundo ele, mantém-se atual. “Nessas últimas seis décadas, temos tomado decisões importantes, regulamentado, estabelecido diretrizes ético-profissionais e atuado contra o vilipêndio da Medicina pelos últimos governos”, disse, ressaltando ainda que, com as falhas de gestão, “se o SUS ainda funciona, é pelos profissionais que ali trabalham. Somos os últimos bastiões”.

Homenagens – Os médicos Celmo Celeno Porto, Gabriel Wolf Oselka, Iaperi Araújo, José Almir Santana e Roberto Figueira Santos foram os médicos homenageados da noite. A homenagem aconteceu no âmbito da entrega das Comendas CFM 2017. Os homenageados são donos de trajetórias únicas que incluem publicação de livros e trabalhos científicos, exercício de cargos políticos, institucionais e de docência, compromisso com a ética e com a defesa dos interesses da profissão, dos colegas, da sociedade e dos pacientes em cinco eixos temáticos: ensino médico, humanidades, literatura e arte, responsabilidade social e saúde pública.

O diretor do Sindmepa e presidente da FMB, Waldir Cardoso participou do evento representando as duas instituições.