sáb

jul 27, 2024

Sindmepa Informa – 15.04.2018

INTERNATO

Após a mobilização de acadêmicos do 6º ano de medicina, com apoio do Sindmepa, finalmente vai se chegar a bom termo a realização de aulas práticas de estudantes em hospitais públicos do Estado. Os hospitais agora terão agora a presença de preceptores nomeados oficialmente para aulas práticas nas áreas de ortopedia, traumatologia e obstetrícia.

BOATOS

Na semana passada circulou pelas redes sociais uma nota fake sobre uma possível mutação do vírus influenza H1N1, mais letal que este e sem cobertura vacinal pelo SUS. Tudo boato. O vírus Influenza A H3N2 (e não H2N3 como apontava a nota) já circula entre a população humana há 50 anos. Causa gripe igual a do H1N1 com risco de doença grave para os mesmos grupos mais vulneráveis, e está contido, sim, na vacina trivalente ofertada no SUS. Portanto, não há motivo para pânico.

SOMOS TODOS IEC

A campanha Somos todos IEC, somos todos MP ganha as ruas neste domingo. É um repúdio às condutas da empresa Hydro, que vem tentando desqualificar o Ministério Público do estado e o Instituto Evandro Chagas, cujas ações se contrapõem às atividades poluentes da empresa norueguesa em Barcarena. Uma caminhada vai sair da praça da República rumo à Batista Campos a partir das 8h da manhã. Todos presentes.

ESTETICISTA

Saiu o decreto que regulamenta a profissão de esteticista e cosmetólogo. O bom do decreto para nós é que deixa claro que esses profissionais não estão habilitados a fazer procedimentos de saúde na área da estética médica. Isso garante a segurança de pacientes e dos próprios profissionais.

CINETEATRO

Um clássico de Stanley Kubrick “Glória Feita de Sangue”, com Kirk Douglas, movimenta a noite de terça-feira no cineteatro Sindmepa. Durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida mas nem todos os seus soldados cumprem a ordem, ele exige então que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas também não é obedecido neste pedido insensato. O coronel Dax (Kirk Douglas) vai interferir em favor dos soldados. Ótimo filme para assistir sozinho ou acompanhado no nosso cineteatro. Sessões sempre às terças, 19h, com entrada franca e aberto ao público em geral. O Cineteatro é na Boaventura, 999.

AUDIÊNCIA SESMA

Será na próxima quarta-feira, 18, nossa audiência com a Sesma para tratar de assuntos do interesse da categoria. Além do reajuste da remuneração dos profissionais que atuam na Prefeitura, vamos trazer à pauta uma antiga discussão que é a insegurança nas unidades de saúde do município de Belém. Esperamos, desta vez, soluções concretas para os problemas apontados.