FMB participa de debates no 5º Fórum de Líderes do Setor da Saúde em SP

Organizado pelo hospital Albert Einstein, o 5º Fórum de Líderes do Setor da Saúde reuniu no dia 13 de agosto, em São Paulo aproximadamente 150 lideranças de diversas instituições representativas do país para compartilhar experiências e discutir propostas para o setor de saúde do Brasil. A Federação Médica Brasileira (FMB) foi representada por Waldir Araújo Cardoso (presidente), Casemiro Reis Júnior (secretário de Assuntos Jurídicos) e  Eduardo Luís Cruells Vieira (secretário de Finanças).

Waldir contribuiu com a mesa que abordou o tema:  Papel dos Profissionais da Saúde em um Mundo de Evolução – Alocação Correta de Recursos Humanos. “Contribuímos com a proposta da Carreira de Estado para médicos e enfermeiros na atenção primária, que foi incluída no relatório final que será disponibilizado à sociedade de forma pública, com ampla divulgação nacional”, afirma o presidente.

Casemiro que participou das discussões sobre Inovação Tecnológica e Preparação do Médico do Futuro destacou a necessidade de se avaliar a qualidade das escolas médicas, tendo a vista a disparidade das mesmas e a importância de uma reformulação curricular das escolas, incluindo disciplinas de economia e tecnologia da informação. “Estamos em um mundo cada vez mais informatizado com diversos mecanismos de comunicação e o médico precisa estar preparado para dar atenção adequada para o paciente empoderado, com mais acesso a informações”, comenta.

O evento também abordou temas como o Papel da Liderança no Futuro da Saúde do Brasil e O que o Brasil pode Aprender com Outros Sistemas de Saúde.