qui

jun 13, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

jun 13, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindicato conversa com Helder sobre propostas para a saúde

Em continuidade ao evento Conversa com o candidato, o Sindicato dos Médicos do Pará recebe na próxima terça-feira, 4, às 13h, o candidato ao governo do estado, Helder Barbalho (MDB). O objetivo é ouvir as propostas do candidato e expor os princípios firmados no Manifesto dos Médicos em Defesa da Saúde do Brasil, aprovado pelas entidades médicas nacionais no XIII Encontro Nacional de Entidades Médicas (XIII Enem), que aconteceu no final do mês de junho, em Brasília.

Durante o Enem, as entidades aprovaram que as bases divulgassem o Manifesto e ouvissem as propostas de candidatos a cargos majoritários e proporcionais nos seus domicílios eleitorais, com objetivo de comprometer o maior número possível de candidatos com a proposta defendida pela categoria para a saúde em nível nacional.

“Melhorar a saúde no Brasil vai requerer dos governantes e políticos eleitos foco na gestão competente, uso adequado dos recursos públicos e investimento em recursos humanos de qualidade, particularmente nos médicos”, declarou Waldir Cardoso, presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), uma das entidades signatárias do documento, que é também diretor do Sindmepa.

Entre os itens destacados no Manifesto estão a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS); maior participação da União no investimento e no custeio da saúde no País; a qualificação da gestão para a melhoria da infraestrutura para atendimento a pacientes; e a criação de políticas de recursos humanos que valorizem profissionais brasileiros, estimulando sua migração e fixação em áreas de difícil provimento – como a criação de uma carreira de Estado para médicos. Além da FMB, assinam o Manifesto o Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR).

Helder Barbalho é formado em Administração e tem MBA em administração pública pela FGV. Foi ministro da Pesca e Aquicultura, ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos e ministro da Integração Nacional do Brasil, além de prefeito de Ananindeua por dois mandatos.  Filho do senador Jader Barbalho, Helder concorre pela segunda vez ao cargo de governador do estado pela coligação O Pará daqui pra frente. Ele é o segundo candidato ao governo do estado que conversa com os médicos sobre propostas para a área da saúde no Estado. O primeiro foi Marcio Miranda, da coligação Em defesa do Pará.

Veja mais

Mais populares: