Sindmepa Informa – 19.08.2018

MENOS LEITOS

A saga da falta de leitos em hospitais no Brasil não tem fim. Além da conhecida falta de leitos no SUS, a perda de leitos nos hospitais particulares também corre veloz nos últimos anos. Relatório da Confederação Nacional de Saúde e da Federação Brasileira de Hospitais aponta redução de 31,4 mil leitos nos hospitais brasileiros nos últimos dez anos, um índice de 10% do total de leitos. No Pará, a redução foi ainda mais acentuada, com perda de 17% do número de leitos nos últimos dez anos. Elevadas cargas tributárias, reajuste dos planos de saúde sem repasse aos hospitais e o congelamento da tabela do SUS há mais de duas décadas são fatores que contribuíram para esse cenário.

CONTAS NÃO APROVADAS

O Tribunal de Contas do Estado reprovou a prestação de contas da Organização Social Pró-Saúde, que atua na área da saúde municipal de Marabá. A prestação de contas julgada foi no valor de R$ 9,1 milhões. A inconsistência detectada pelo TCE refere-se ao período de 2010 a 2018.

LÍDERES

Reunindo cerca de 150 lideranças de diversas instituições ligadas à saúde no Brasil, aconteceu em São Paulo, no último dia 13, o 5º Fórum de Líderes do Setor da Saúde, organizado pelo hospital Albert Einstein. De Belém, participou o nosso diretor Waldir Cardoso, que preside a Federação Médica Brasileira e contribuiu na mesa O Papel dos Profissionais da Saúde em um Mundo de Evolução – Alocação Correta de Recursos Humanos. Waldir defendeu a proposta da Carreira de Estado para médicos e enfermeiros na atenção primária, incluída no relatório final que será disponibilizado à sociedade, com ampla divulgação nacional.

ACOLHIMENTO FAMAZ

Cerca de 100 alunos de medicina foram recepcionados, na última terça-feira, durante a Semana de Acolhimento aos Calouros Famaz. O evento contou com a presença do diretor do Sindmepa, José Martins, que explicou sobre o projeto Acadêmico Aspirante, parceria do Sindmepa com o Núcleo Acadêmico, e vantagens que o estudante de medicina recebe ao se inscrever no projeto.

ESCALPELAMENTO

A Comissão de Enfrentamento aos Acidentes com Escalpelamento esteve reunida essa semana, no Sindmepa, para discutir a programação que será realizada no dia 28, data alusiva ao enfrentamento aos acidentes de motor com escalpelamento nos rios, furos e igarapés. Serão realizadas várias atividades visando a prevenção aos acidentes e a cobertura do eixo do motor das embarcações. O balanço do primeiro semestre foi de três acidentes com escalpelamento. Fica o alerta.