Crianças movimentam manhã no Cineteatro do Sindmepa

A manhã desta quarta-feira, 17, reservou um momento muito especial para crianças da Unidade Municipal de Educação Infantil Catalina I, localizada no bairro do Benguí, um dos mais populosos e mais carentes de Belém, com cerca de 30.000 habitantes. Como parte da programação pelo Dia das Crianças, um grupo de 60 meninos e meninas, acompanhados de professoras e alguns pais, assistiu o filme O Touro Ferdinando, no cineteatro do Sindmepa.

Levados por um grupo de professoras da unidade, muitos tiveram seu primeiro contato com o cinema, como a Laura Antonella, de 3 anos, que foi acompanhada da mãe, Jenifer Peixoto Cunha. “Foi uma oportunidade maravilhosa”, disse Jenifer, que deixa a filha na unidade durante todo o dia enquanto trabalha.

Francisco das Chagas foi com a filha, Sara Vitória, 3 anos, a caçula de três irmãos, que também se encantou com o cinema e o filme. “Ela gostou demais do programa. Uma iniciativa muito legal mesmo”, disse Chagas.

A ideia foi da professora de educação infantil Miriam Ibrahim Santos, coordenadora da unidade, que atende crianças de 2 a 5 anos, em tempo integral, das 7h30 às 17h30. Ela soube da existência do cineteatro do Sindmepa por meio do dentista Armando Dourado, fiel frequentador das sessões de terça-feira. “Ele me falou do espaço e nós decidimos arriscar. Mandamos um ofício para o Sindicato dos Médicos e conseguimos agendar uma data para o cinema das crianças. Ficamos muito felizes”, contou a professora, ressaltando que a escolha do filme foi discutida com as crianças, que “votaram” no Touro Ferdinando.

Para levar o grupo para o cinema, no outro lado da cidade, os professores fizeram uma “vaquinha” e alugaram um ônibus. “Nós tínhamos conseguido um ônibus gratuito, mas acabou não dando certo, daí tivemos que fazer a coleta pro ônibus, mas o resultado foi maravilhoso. Tudo valeu a pena”, disse Miriam. Ela agradeceu ao Sindmepa pela cessão do espaço: “Uma iniciativa extraordinária”.

O cineteatro do Sindmepa foi inaugurado em janeiro deste ano com a proposta de ser mais um espaço para exibição de arte e cultura na cidade, além de permitir atividades dos associados do sindicato. É gerenciado pelo curador Marco Antonio Moreira e exibe sessões de filmes, gratuitamente, toda terça-feira, às 19 horas. É a primeira vez que abre suas portas para atividades voltadas a crianças.

“Foi extremamente gratificante para nós proporcionar essa alegria a crianças pela passagem do seu dia e o cineteatro do Sindmepa está aberto para outras atividades desse tipo com a comunidade. Foi criado justamente para isso. Servir, não só os médicos, mas a comunidade em geral, de forma gratuita”, afirmou o diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia.