Discurso de transmissão de cargo do presidente Waldir Araújo Cardoso

Foi definida, ontem (22), durante o I Congresso da Federação Médica Brasileira, em São Paulo, a gestão de dirigentes para 2018-2021. A nova diretoria da FMB contará com a presidência do médico Casemiro dos Reis Júnior. A transmissão de cargo contou com um discurso do então presidente Waldir Araújo Cardoso. Confira:

Caros colegas,

Ao finalizar nossa gestão à frente da Federação Médica Brasileira peço vênia para breves palavras de despedida.

Há três anos, ao tomar posse na presidência desta nossa grandiosa Entidade proferi as seguintes palavras: “Coordenar líderes não é tarefa fácil. Consolidar uma entidade nacional, tarefa mais difícil ainda. Todavia, asseguro-lhes que me esforçarei ao máximo para cumprir tal missão. E peço, humildemente, o apoio de cada dirigente e de cada sindicato integrante da nossa organização”.

De fato, coordenar a diretoria da FMB não foi tarefa fácil. Seguramente me esforcei na busca da consolidação de nossa entidade e conseguimos. Registro hoje o apoio que recebi de cada dirigente e de cada Sindicato que juntos estamos concluindo este mandato.

Conseguimos o registro definitivo junto ao Ministério do Trabalho; só tivemos vitórias nos processos judiciais; obtivemos o reconhecimento político das demais entidades médicas; ocupamos espaço em entidades sindicais de grau superior; participamos ativamente de entidade médica internacional. Com apenas três anos de fundação, vamos representar os médicos no Conselho Nacional de Saúde.

Não foram poucas conquistas obtidas em momento político tão adverso: ataques aos direitos dos trabalhadores e ao movimento sindical; instabilidade política e polarização ideológica; eleição decidida entre extremos. Apesar disso tudo tivemos a sabedoria de preservar o que é mais caro para a Federação Médica Brasileira: a unidade na diversidade e a independência e autonomia. Princípios políticos fundamentais que foram colocados a prova. Resistiram e nos dão suporte para exercer nossa responsabilidade maior de defender o médico, a medicina e a saúde.

Certamente ainda há muito a fazer. Tenho convicção que a diretoria eleita, sob o comando do experiente colega Casemiro Reis, dará continuidade ao nosso trabalho consolidando e ampliando os espaços políticos da FMB, exercitando a democracia interna e representando com dignidade os médicos brasileiros.

Por fim, reiterar o agradecimento pelo apoio de todos os integrantes da Diretoria da FMB, aos Sindicatos filiados e suas diretorias. Sem esse apoio, tolerância e cumplicidade, não teríamos obtido tantas vitórias. Faço registro e agradecimento especial à equipe de comunicação pelo competente trabalho, sob o comando da Carla e à nossa Secretária Michele pela paciência de me aturar no dia a dia da gestão administrativa. Um forte abraço a todos. Muito obrigado!

São Paulo, 22.11.2018

Waldir Araújo Cardoso