Médicos de hospitais públicos do estado têm descontos abusivos em contracheques

Médicos da Santa Casa denunciaram ao Sindmepa, durante a reunião de diretoria desta terça-feira, 27, descontos arbitrários em seus contracheques. Segundo eles, os descontos – que incluem a retirada da gratificação de alta complexidade e plantões extras – atingem todos os hospitais públicos do estado. O Sindmepa está apurando o número de médicos afetados com a medida e já acionou a assessoria jurídica para verificar as providências que podem ser tomadas no caso.

Os médicos presentes à reunião informaram que os descontos em plantões extras são frequentes na Santa Casa e que todos os meses um grupo diferente de profissionais sofre cortes em seus contracheques. Este mês, uma médica presente à reunião teve dez plantões extras descontados. O corte da gratificação de alta complexidade teve um impacto maior porque foi generalizado e afeta a remuneração desses profissionais às vésperas das festas de final de ano, quando as despesas da população em geral são dobradas.

Os médicos analisam a possibilidade de entrega de cargos de chefia e dos plantões extras no hospital, caso o problema não seja solucionado, o que afetaria diretamente o atendimento de mães e bebês que formam a grande maioria do público da Santa Casa. O Sindmepa está entrando em contato com a Sespa para saber quais as justificativas para os descontos.

Outra notícia triste divulgada na reunião da diretoria colegiada de hoje foi o aumento no número de casos de acidentes com escalpelamento nos rios do Pará. Este ano, já são cinco casos desses acidentes registrados pela capitania dos portos, contra um registrado em 2017. A Comissão Estadual de Combate aos Acidentes com Escalpelamento – da qual o Sindmepa faz parte – vai se reunir no sindicato no dia 4.12 para definir as ações para o próximo ano.