ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 23.12.18

FALSO MÉDICO

A imprensa local divulgou durante a semana a prisão do falso médico que fazia procedimentos estéticos e atuava como dentista no Icuí. Várias pessoas foram prejudicadas pela ação do criminoso e o Sindmepa alerta para a necessidade de se checar a identidade e origem de médicos, bem como conferir a especialidade no site da sociedade competente, antes de se submeter a quaisquer procedimentos, de ordem estética ou não. É um crime contra a saúde pública e que pode, inclusive, levar à morte. Denuncie à polícia e ao CRM atividades suspeitas.

SEM RETORNO

Governo aplicou cortes nos salários dos médicos da Santa Casa, subtraindo de seus contracheques de novembro e dezembro e 13º importante valor, que afetará definitivamente os seus vencimentos, impactando nos seus compromissos financeiros. Uma coisa é você comunicar previamente que não tem condições de pagar a totalidade dos plantões previstos, sendo necessário reduzir alguns. Outra coisa é comunicar a redução após os plantões já terem sido realizados, como aconteceu na Santa Casa. O secretário de saúde diz que os descontos de novembro e dezembro poderão ser repostos, mas o décimo, isso só deus sabe.

SOBRAMES

Nossa diretora de assuntos jurídicos, médica infectologista e advogada, Helena Brígido, assumiu nesta semana a presidência da Seção Pará da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames), para o biênio 2019-2020. Helena faz parte do grupo seleto de médicos que também acumula a função de escritor (a). É autora de crônicas e poesias e lançou o livro Aspectos Éticos na AIDS.

SOPAPE

A pediatra Vilma Hutim, diretora do Sindmepa, foi reconduzida ao cargo de presidente da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), para o triênio 2019-2021, em cerimônia no dia 15 de dezembro. O Sindmepa parabeniza a dra. Vilma pela conquista e deseja sucesso em sua nova gestão.

FORMADOS

O Conselho Regional de Medicina do Pará realizou mais uma entrega de carteiras. No dia 12 de dezembro, ocorreu a cerimônia de entrega do registro profissional para os formandos de medicina da Faculdade Federal do Pará (UFPA), a faculdade antecipou a formatura para que os novos médicos estivessem aptos a se candidatar ao programa Mais Médicos. Nossa diretora Marília Brasil Xavier esteve presente à cerimônia, representando o Sindmepa.

CAP REÚNE

A Comissão de Assuntos Políticos das entidades médicas se posicionou favorável, com ressalva, à alteração da lei 8.069/1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que visa obrigar o médico a comunicar à autoridade competente casos de suspeita de abuso sexual (PLS 443/18) e de violência autoprovocada por crianças e adolescentes (PLS 477/18) atendidas em estabelecimentos de saúde. Para a Comissão, a obrigação do médico é registrar a suspeita de abuso sexual ou de violência contra a criança no prontuário e informar ao responsável pelo estabelecimento de saúde para que este realize a notificação exigida nos projetos. Nosso diretor, Waldir Cardoso, participou da reunião.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que