Sindmepa Informa – 23.12.18

FALSO MÉDICO

A imprensa local divulgou durante a semana a prisão do falso médico que fazia procedimentos estéticos e atuava como dentista no Icuí. Várias pessoas foram prejudicadas pela ação do criminoso e o Sindmepa alerta para a necessidade de se checar a identidade e origem de médicos, bem como conferir a especialidade no site da sociedade competente, antes de se submeter a quaisquer procedimentos, de ordem estética ou não. É um crime contra a saúde pública e que pode, inclusive, levar à morte. Denuncie à polícia e ao CRM atividades suspeitas.

SEM RETORNO

Governo aplicou cortes nos salários dos médicos da Santa Casa, subtraindo de seus contracheques de novembro e dezembro e 13º importante valor, que afetará definitivamente os seus vencimentos, impactando nos seus compromissos financeiros. Uma coisa é você comunicar previamente que não tem condições de pagar a totalidade dos plantões previstos, sendo necessário reduzir alguns. Outra coisa é comunicar a redução após os plantões já terem sido realizados, como aconteceu na Santa Casa. O secretário de saúde diz que os descontos de novembro e dezembro poderão ser repostos, mas o décimo, isso só deus sabe.

SOBRAMES

Nossa diretora de assuntos jurídicos, médica infectologista e advogada, Helena Brígido, assumiu nesta semana a presidência da Seção Pará da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames), para o biênio 2019-2020. Helena faz parte do grupo seleto de médicos que também acumula a função de escritor (a). É autora de crônicas e poesias e lançou o livro Aspectos Éticos na AIDS.

SOPAPE

A pediatra Vilma Hutim, diretora do Sindmepa, foi reconduzida ao cargo de presidente da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), para o triênio 2019-2021, em cerimônia no dia 15 de dezembro. O Sindmepa parabeniza a dra. Vilma pela conquista e deseja sucesso em sua nova gestão.

FORMADOS

O Conselho Regional de Medicina do Pará realizou mais uma entrega de carteiras. No dia 12 de dezembro, ocorreu a cerimônia de entrega do registro profissional para os formandos de medicina da Faculdade Federal do Pará (UFPA), a faculdade antecipou a formatura para que os novos médicos estivessem aptos a se candidatar ao programa Mais Médicos. Nossa diretora Marília Brasil Xavier esteve presente à cerimônia, representando o Sindmepa.

CAP REÚNE

A Comissão de Assuntos Políticos das entidades médicas se posicionou favorável, com ressalva, à alteração da lei 8.069/1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que visa obrigar o médico a comunicar à autoridade competente casos de suspeita de abuso sexual (PLS 443/18) e de violência autoprovocada por crianças e adolescentes (PLS 477/18) atendidas em estabelecimentos de saúde. Para a Comissão, a obrigação do médico é registrar a suspeita de abuso sexual ou de violência contra a criança no prontuário e informar ao responsável pelo estabelecimento de saúde para que este realize a notificação exigida nos projetos. Nosso diretor, Waldir Cardoso, participou da reunião.