Sindmepa Informa – 30.12.2018

SANTA ROSA

O hospital municipal Santa Rosa, de Abaetetuba, foi todo reformado pelo estado para ser entregue à população ampliado e com mais leitos. Saiu de 50 para 97 leitos. Agora, a prefeitura alega não ter recursos financeiros e estrutura para gerir o hospital, recusando-se a recebê-lo. A Sespa ainda planejou assumir a gestão do hospital, mas a prefeitura também não deu continuidade às negociações com o estado. Um investimento de mais de R$ 34 milhões e um prejuízo incalculável à população.

EDITAL

A prefeitura de Marabá abriu edital de concurso público com vagas para diversas áreas. O grande problema é que são disponibilizadas apenas 21 vagas para médicos, enquanto que no município existe o dobro de médicos contratados, sem vínculo formal. Outro ponto que chama a atenção é que as vagas disponibilizadas são apenas para Clinico Geral.

CENTENÁRIO

A direção da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará convidou-nos para as comemorações pelo centenário da Faculdade. Será no dia 9 de janeiro, no salão Nobre do antigo prédio, na Generalíssimo. Vamos participar das comemorações com a reedição do livro A Pedra Verde, do médico Alfredo Oliveira, onde relata peripécias de acadêmicos que frequentaram a faculdade nos primeiros anos de sua fundação. Editado há 30 anos, o livro terá pela primeira vez uma reedição atualizada.

SANTARÉM

O Conselho Municipal de Saúde de Santarém, entidades sindicais, populares e sociais que defendem o SUS, lançaram a Carta aberta contra a privatização e em defesa do SUS, com objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de defesa do SUS como política de Estado. O documento ressalta que “as políticas públicas de saúde focadas na lógica mercantilista/privatista priorizam a doença e o adoecimento convertendo-os em fonte de lucro”. É isso mesmo.

ENTREGA DE CARTEIRAS

O conselho Regional de Medicina realizou, na última quinta-feira (27), mais uma cerimônia de entrega de carteiras. Desta vez, para médicos formados pela Universidade do Estado do Pará e pelo Cesupa. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do CRM, Dr. Manoel Walber dos Santos. Nossa diretora Verônica Costa participou do evento, representando o Sindmepa.

BOAS FESTAS

O Sindicato dos médicos do Pará deseja a todos os médicos do Estado um feliz Ano Novo. Desejamos que o ano de 2019 seja repleto de momentos de alegria e paz.  Almejamos ainda, tempos melhores para a saúde pública no Brasil e valorização do profissional médico com melhores condições de trabalho e remuneração digna.