qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 06.01.2019

SEM PAGAMENTO

Médicos e prestadores de serviços sem vínculo com a Sesma que trabalham na UPA’s de Belém e nos prontos socorros da cidade denunciaram, esta semana, ao Sindmepa, o atraso nos pagamentos de seus plantões. Segundo os médicos, o que deveria ter sido pago no dia 20 de dezembro foi prorrogado para o dia 15 de janeiro, isso se houver repasse de verba.  Já se fala em movimento de triagem com atendimento somente aos pacientes com risco de morte.

SANTA CASA

Os médicos que trabalham na Santa Casa continuam inconformados com os descontos aleatórios e irregulares perpetrados, pelo governo passado, ao apagar das luzes, em seus contra-cheques, nos meses de novembro, dezembro e décimo terceiro salários. Apesar da promessa verbal do governo, que assumiu dia primeiro último, de corrigir a irregularidade até agora não foi possível reunir com a atual gestão da Sespa para oficializar o compromisso. Já se fala em retomar a redução no atendimento até que o governo reúna com os representantes dos médicos.

SAÚDE INDÍGENA

O novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pretende rever o modelo de saúde indígena. De acordo com ele, a atual política de saúde indígena segue um sistema “improvisado”, com “indicadores de saúde muito aquém do que é necessário e do que é gasto”. Entre as alternativas previstas por Mandetta está a proposta de descentralização da gestão junto aos estados. A proposta deve ser levada a análise de secretários estaduais de saúde ainda no primeiro semestre deste ano.

TERMÔMETRO

A partir deste mês, passa a ser proibida a fabricação e o uso, em unidades de saúde, de termômetros e medidores de pressão a base de mercúrio. A medida visa proteger a saúde dos pacientes e ao meio ambiente e cumprir o compromisso que o Brasil assumiu na Convenção de Minamata, que discute os riscos no uso de mercúrio e sua eliminação em produtos. O acordo não proíbe o uso de termômetros em domicílios, porém a população deve estar atenta aos cuidados necessários.

CINEMA

Para iniciar a programação deste ano, o Cineteatro Sindmepa irá apresentar na próxima terça (8) o filme Trágica Obsessão,1976. Dirigido por Brian de Palma, o filme mergulha em vários gêneros do cinema: Drama, mistério, romance e thriller. A sessão inicia as 19h e tem entrada franca.

JANEIRO ROXO

Janeiro é o mês de campanha de incentivo a prevenção e tratamento à Hanseníase. A doença que afeta principalmente a pele pode provocar graves incapacidades físicas caso seja tratada tardiamente. O Brasil é o segundo país com mais casos de Hanseníase no mundo, com cerca de 30 mil novos registros por ano, atrás somente da Índia. O médico dermatologista tem importante papel no diagnóstico da doença com avaliações clinicas que podem salvar a vida do paciente.