sáb

maio 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

maio 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 13.01.2019

MINISTÉRIO DO TRABALHO

A primeira medida provisória editada pelo presidente, Jair Bolsonaro, virou alvo de ação no STF, nesta semana. A Federação Nacional dos Advogados questiona a extinção do Ministério do Trabalho, que teve suas competências integradas ao Ministério da Economia e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para a Federação, submeter tarefas ao Ministério da Economia representa um conflito de interesses “grave”, porque desequilibraria o “trabalho frente ao capital”.

DENÚNCIA

Médicos lotados no HPSM da 14 de março denunciaram ao Sindmepa que continuam acontecendo as subtrações nos contracheques de direitos legais consolidados dos servidores. Exemplo disto é o congelamento do salário base desde 2015 e o vale alimentação, creditado pela última vez em setembro. Estes assuntos serão, inclusive, tema de uma Assembleia Geral Extraordinária com médicos que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento e nos prontos-socorros de Belém. A AGE acontecerá na próxima quinta-feira (17), no Sindmepa.

AGE SANTA CASA

Médicos que trabalham na Fundação Santa Casa de Misericórdia também participarão de uma Assembleia Geral Extraordinária. A AGE será na próxima quarta-feira (16), no Sindmepa. Em pauta: Cortes na remuneração; atrasos nos pagamentos de plantões e o que ocorrer.

100 ANOS

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará completou, na última quarta-feira (9), 100 anos. O Curso teve origem na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, fundada por médicos paraenses liderados pelo professor Camillo Salgado.

CARREIRA DE ESTADO

O novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, enfatizou, na última semana, durante o seu discurso de posse, que a criação de uma carreira de estado para médicos que atuam no SUS será uma das prioridades do governo do presidente Jair Bolsonaro. Para o ministro, a criação da carreira de estado será uma forma de estruturar o SUS. “Com isso, sinalizamos fortemente a prevenção, a promoção e a reestruturação da Atenção Básica como caminho de estruturar toda a rede”, disse.

CINEMA

Jhonny vai à Guerra é o filme que irá prender você ao cineteatro Sindmepa, na próxima terça-feira (15). O longa é um dos mais poderosos filmes antibelicistas da história do cinema que conta a história de um soldado americano que acorda de um coma, após ser atingido no último dia da I Guerra Mundial, mas não consegue se comunicar. A entrada é gratuita.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que