CAP visita deputados e entrega Agenda Parlamentar da Saúde

Membros da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) promoveram ontem visitas a deputados federais eleitos e que têm ligação com a medicina. O objetivo é reforçar junto aos parlamentares a posição das entidades médicas em relação à agendas importantes da saúde e divulgar entre os eleitos a Agenda Parlamentar da Saúde Responsável, documento que contém os projetos de lei que a CAP acompanha no Congresso Nacional e a correspondente posição da Comissão sobre o tema.

O diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, que é membro da CAP, participou das audiências e destacou a importância da presença da CAP junto aos parlamentares nesse início de legislatura: “Vamos visitar todos os parlamentares eleitos e que tem ligação com a medicina. Nosso objetivo é garantir às entidades médicas voz nas instâncias de tomada de decisão do poder público”, explicou.

Os primeiros deputados a receber a visita da CAP foram Hiran Gonçalves, deputado reeleito de Roraima, que foi presidente da comissão de seguridade social; e Luiz Ovando (MS), médico e professor aposentado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, eleito para o seu primeiro mandato.

Hiran Gonçalves foi indicado para presidente da Frente Parlamentar da Medicina em substituição ao ex-deputado, Luiz Mandetta, atual ministro da saúde. “Fomos parabenizá-lo e reiterar a parceria que as entidades médicas e a própria CAP tem tido com o Congresso Nacional, mais especificamente com a Câmara dos deputados. Também fomos convidá-lo para participar, na próxima quarta-feira, da recepção que o Instituto Brasileiro de Medicina (IBDM) vai fazer para a Frente Parlamentar da Medicina”, explicou Waldir. O gabinete do deputado Hiran está colhendo as assinaturas para instalar a Frente Parlamentar.

O grupo também visitou o deputado médico Luiz Ovando cumprindo a tarefa de apresentar as entidades médicas e a CAP a todos os parlamentares médicos e parlamentares eleitos com o apoio da classe. “O deputado ratificou a parceria e o desejo de trabalhar junto com as entidades médicas”.

Durante as audiências de ontem os membros da CAP entregaram aos parlamentares a Agenda Parlamentar da Saúde Responsável, livro que contém todos os projetos de lei que são acompanhados pela comissão no Congresso Nacional e o parecer da comissão sobre eles. A agenda que contém os projetos até o final da legislatura passada será entregue a todos os deputados e senadores, em seus gabinetes, e uma parte deles receberá em mãos, o que já começou a ser feito ontem.

A CAP é composta por membros do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Médica Brasileira (FMB), Federação Nacional de Médicos (Fenam) e Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (Ifmsa Brazil).

As audiências de ontem marcaram a estreia da acadêmica Nathana de Kássia, estudante paraense do Cesupa, como representante da Ifmsa Brazil, na CAP.