ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

CAP visita deputados e entrega Agenda Parlamentar da Saúde

Membros da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) promoveram ontem visitas a deputados federais eleitos e que têm ligação com a medicina. O objetivo é reforçar junto aos parlamentares a posição das entidades médicas em relação à agendas importantes da saúde e divulgar entre os eleitos a Agenda Parlamentar da Saúde Responsável, documento que contém os projetos de lei que a CAP acompanha no Congresso Nacional e a correspondente posição da Comissão sobre o tema.

O diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, que é membro da CAP, participou das audiências e destacou a importância da presença da CAP junto aos parlamentares nesse início de legislatura: “Vamos visitar todos os parlamentares eleitos e que tem ligação com a medicina. Nosso objetivo é garantir às entidades médicas voz nas instâncias de tomada de decisão do poder público”, explicou.

Os primeiros deputados a receber a visita da CAP foram Hiran Gonçalves, deputado reeleito de Roraima, que foi presidente da comissão de seguridade social; e Luiz Ovando (MS), médico e professor aposentado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, eleito para o seu primeiro mandato.

Hiran Gonçalves foi indicado para presidente da Frente Parlamentar da Medicina em substituição ao ex-deputado, Luiz Mandetta, atual ministro da saúde. “Fomos parabenizá-lo e reiterar a parceria que as entidades médicas e a própria CAP tem tido com o Congresso Nacional, mais especificamente com a Câmara dos deputados. Também fomos convidá-lo para participar, na próxima quarta-feira, da recepção que o Instituto Brasileiro de Medicina (IBDM) vai fazer para a Frente Parlamentar da Medicina”, explicou Waldir. O gabinete do deputado Hiran está colhendo as assinaturas para instalar a Frente Parlamentar.

O grupo também visitou o deputado médico Luiz Ovando cumprindo a tarefa de apresentar as entidades médicas e a CAP a todos os parlamentares médicos e parlamentares eleitos com o apoio da classe. “O deputado ratificou a parceria e o desejo de trabalhar junto com as entidades médicas”.

Durante as audiências de ontem os membros da CAP entregaram aos parlamentares a Agenda Parlamentar da Saúde Responsável, livro que contém todos os projetos de lei que são acompanhados pela comissão no Congresso Nacional e o parecer da comissão sobre eles. A agenda que contém os projetos até o final da legislatura passada será entregue a todos os deputados e senadores, em seus gabinetes, e uma parte deles receberá em mãos, o que já começou a ser feito ontem.

A CAP é composta por membros do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Médica Brasileira (FMB), Federação Nacional de Médicos (Fenam) e Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (Ifmsa Brazil).

As audiências de ontem marcaram a estreia da acadêmica Nathana de Kássia, estudante paraense do Cesupa, como representante da Ifmsa Brazil, na CAP.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que