Sindmepa Informa – 10.02.2019

ENTREGA DE CARTEIRAS

Cerca de 30 novos médicos formados pela UFPA receberam o registro de médico expedido pelo Conselho Regional de Medicina. A entrega das carteiras aconteceu na segunda-feira, 4, na sede do CRM-PA. A diretora Helena Brígido representou o Sindicato e participou do evento apresentando as vantagens que médicos sindicalizados possuem, como: assessoria jurídica e contábil, cursos de idiomas, além de descontos no Plano de Saúde Unimed e em empresas parceiras. O Sindmepa parabeniza os novos médicos do Pará.

CAP

Membros da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) tiveram audiência com deputados federais, em Brasília, esta semana, divulgando ações da CAP e das entidades médicas nacionais. Reforçaram junto aos parlamentares a posição das entidades em relação à agendas importantes da saúde e divulgaram a Agenda Parlamentar da Saúde Responsável, que contém os projetos de lei em andamento no Congresso e o parecer da comissão sobre os mesmos. Nosso diretor, Waldir Cardoso, que é membro da CAP, participou das audiências.

SANTA CASA

Estivemos reunidos durante a semana com a diretora geral da Secretaria da Sespa, Ivete Vaz, para discutir reivindicações dos médicos da Santa Casa de Misericórdia. Entre os pontos apresentados estão a manutenção dos contratos com o hospital e a garantia da substituição de contratados doentes, de férias ou afastados por outros motivos. A diretora garantiu que todos os problemas serão tratados com a nova gestão da Santa Casa, inclusive os sobreavisos cortados no mês de novembro e a complementação do 13º, que serão pagos em quatro vezes.

EXAMES DESNECESSÁRIOS

O Sindmepa reitera a nota publicada no último domingo “Exames desnecessários”, esclarecendo que existe uma epidemia de pedidos desses exames, caracterizando má prática médica e levando a grande prejuízo para o contribuinte público (SUS) e privado (saúde privada). Deixamos claro que sempre defendemos os exames solicitados em função dos protocolos consolidados na boa medicina e os tipicamente preventivos, fundamentais para proteger a saúde do povo brasileiro.

TELEMEDICINA

Sobre a Resolução do CFM a respeito da telemedicina, a diretoria do Sindmepa aguarda a consulta pública aberta pelo CFM para discussão sobre os pontos mais polêmicos da matéria. Num prazo de 60 dias serão recebidas as contribuições. Podem participar do processo conselhos regionais de medicina (CRMs) e demais entidades médicas.

CINEMA

Para a sessão do cineteatro Sindmepa desta terça, 12, teremos a adaptação de um clássico de Shakespeare: Macbeth. Dirigido e estrelado por Orson Welles, o filme de 1948 conta a história de um jovem que, após receber uma previsão, acredita que será rei e para isso ele e sua esposa passam a tramar contra o Rei Duncan. A sessão começa às 19h e a entrada é gratuita.