Sindmepa Informa – 24.02.2019

ENGLISH NIGHT

Para ajudar nossos acadêmicos e médicos associados a treinar seu inglês, realizamos na quinta-feira a English Night, com o professor da Califórnia, Eric Green. Um happy hour com uma boa conversa e muita animação entre os presentes, marcou o evento. É mais um serviço que o Sindmepa leva aos médicos associados e acadêmicos aspirantes.

MAIS RIGOR PARA OS

A nova gestão do Estado promete mais rigor na contratação de Organizações Sociais (OS) para a prestação de serviços de saúde. De acordo com decreto que regula a contratação de OS pelo estado, publicado na semana passada, vários pontos são ressaltados, entre eles o impedimento de contratação de empresa que tenha prestação de contas rejeitadas por Tribunal de Contas de qualquer ente federativo. Temos, no Estado, exemplos de Organização contratada, mesmo respondendo a vários processos por improbidade em outras cidades da federação. Vamos acompanhar os novos contratos à luz das novas regras.

TELEMEDICINA

Após duas reuniões com o conselheiro do CFM, Hideraldo Cabeça, debatendo sobre a Resolução 2.227/2018 que regulamenta a Telemedicina, elaboramos nossa proposta com alterações do conteúdo da Resolução. Pontos polêmicos como a Teleconsulta, Teletriagem e Teleorientação merecem alterações, em nossa visão. Nossa posição será encaminhada ao CFM, CRM-Pará e outras entidades médicas nacionais, bem como já está disponível em nosso site no link: http://sindmepa.org.br/2019/02/o-sindmepa-e-a-resolucao-2-227-2018-da-telemedicina/. O CFM continua recebendo contribuições para o projeto até o próximo dia 7 de abril.

CALOTES

Continuam chegando ao Sindmepa reclamações de médicos do corpo clínico do hospital Santo Antonio Maria Zaccaria por falta de pagamento. Mas em reunião com a diretora da Sespa, Ivete Vaz, o Sindmepa foi informado que o hospital já recebeu no início de fevereiro o repasse da verba que lhe era devido pela Sespa. Médicos de Breves também estão sofrendo com a falta de pagamento desde dezembro e, inclusive, ameaçam paralisar atividades. Fica a pergunta: a que se deve a falta de pagamento dos médicos? Vamos atrás da resposta.

369 ANOS

A Santa Casa de Misericórdia do Pará comemorou na última sexta-feira (22) 369 anos de fundação. Referência no atendimento da gravidez de alto risco no Estado, o hospital contabiliza uma média de dez mil partos por ano. O Sindmepa parabeniza o hospital que tem feito história em nosso Estado.

O DIA EM QUE A TERRA PAROU

Utilizando efeitos especiais à frente de sua época, O dia em que a terra parou é o filme em cartaz em nosso cineteatro na próxima terça-feira. Explora como seria a chegada de alienígenas aos Estados Unidos e suas relações conflituosas com os humanos. O Cineteatro Sindmepa tem entrada gratuita para todos os públicos.