Sindmepa Informa – 10.03.2019

PRIORIDADES OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu algumas metas para este ano, com objetivo de ampliar o acesso e a cobertura de saúde para atender a um bilhão a mais de pessoas na comparação com números do ano passado. A OMS estipulou uma lista com 10 prioridades a serem trabalhadas neste ano. Entre elas: o fortalecimento da atenção primária de saúde; combate à poluição ambiental e às mudanças climáticas; combate às infecções transmissíveis como o Ebola, a Dengue, a Gripe e o HIV; doenças crônicas; além da intensificação dos esforços para eliminar o câncer do colo do útero em todo o mundo com o aumento da cobertura vacinal.

ALGEMAS

Um médico do Paraná foi detido e algemado pela polícia após reclamar de atraso de dois meses de salário pela empresa contratada pela Prefeitura para a gestão do Pronto Socorro Municipal de Guaratuba, onde ele clinicava. Sabe-se que o médico era contratado por uma OS, o que só reforça a nossa posição contrária à contratação dessas organizações para gerenciar a saúde. Alertamos aos colegas contratados por OS’s para a necessidade de um contrato de trabalho formal. No caso em questão, o médico não tinha qualquer vínculo formal de trabalho com a empresa contratante. Maior desacato é a falta de pagamento do salário do médico. Lastimável.

SINDICALIZAR É PRECISO

O mês de março tradicionalmente é o melhor mês para a adesão de novos membros ao nosso sindicato. É que, quem se sindicaliza neste mês, pode entrar no plano de saúde da Unimed sem carência e a um preço bem menor do que os praticados no mercado. Outros benefícios são assessoria jurídica gratuita, descontos em cursos de pós-graduação, cursos de idiomas, seguros em geral, e uma série de outras parcerias que só o associado Sindmepa tem acesso. Contatos pelo telefone 981942521, ou ainda de forma presencial, no sindicato.

RESIDÊNCIA

Estivemos presentes a duas importantes cerimônias de encerramento dos programas de Residência Médica da Fundação Santa Casa de Misericórdia e do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. As cerimônias concederam título a médicos em várias especialidades, como: Cardiologia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Cirurgia Pediátrica, entre outras. O diretor Emanuel Resque participou de ambos os eventos, representando o Sindmepa.

CINEMA

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, na próxima sessão do Cineteatro Sindmepa teremos entrega de brinde para todas as mulheres presentes, além de exibir o filme Livre (2014). O longa conta a história real de Cheryl Strayed, uma mulher que se tornou um exemplo de superação. Esperamos você terça (12) às 19h, com entrada franca.

MARÇO LILÁS

O mês de março é marcado pela campanha Março Lilás, que visa promover ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de colo do útero. Segundo o INCA a região Norte se destaca no cenário nacional por ser a única região do país onde o câncer do colo do útero é o mais incidente e a maior causa de morte por câncer, entre as mulheres. A realização periódica do exame Papanicolau é essencial para prevenção e para o diagnóstico precoce.