Sindmepa Informa – 03.03.2019

PERIGO

Médicos da UTI do Pronto Socorro do Guamá estão preocupados. Apareceram rachaduras nas paredes desse setor do hospital. A providência dos engenheiros foi escorar a estrutura de forma precária, segundo os médicos. Parte dos leitos da UTI foram desativados para diminuir o peso. Os colegas temem que a estrutura desabe.

ELETROCONVULSOTERAPIA

A Nota Técnica Nº 11/2019, intitulada “Nova Saúde Mental”, publicada pelo Ministério da Saúde, provocou reações em diversos setores por estender ao SUS o uso da eletroconvulsoterapia no tratamento de transtornos mentais. Vale ressaltar que o uso dessa terapêutica nunca foi proibido. O que foi proibido foi o uso indiscriminado do eletrochoque em pacientes que já apresentavam deficiência natural cognitiva. O emprego deste tipo de terapia tem a aprovação do CFM, que a classifica como um ato médico, o que implica que sua indicação, realização e acompanhamento sejam de responsabilidade de profissional médico. O consentimento do paciente por escrito é outra condição fundamental para que a terapia seja usada.

REFÉM

A estranha relação do Estado com as Organizações Sociais foi um dos assuntos discutidos durante reunião entre a diretoria do Sindmepa e o secretário de Saúde do Estado, Alberto Beltrame, esta semana. Ele classificou o processo de contratação de OS’s no Pará “um tanto quanto frágil” e disse que essa fragilidade “permitiu praticamente um monopólio de uma única OS e por alguma razão, o Estado se tornou refém delas”.

DIREITO MÉDICO

Membros da comissão de Direito Médico da OAB-Pará participaram da reunião da diretoria colegiada do Sindmepa. A recém-criada comissão, pretende uma aproximação maior com o segmento médico, a fim de atender a demandas específicas da categoria e criar um grupo permanente de discussões sobre o direito médico. A pejotização será um dos temas abordados em ciclo de palestras da comissão.

GRAVIDEZ

O Brasil é o sétimo pais da América Latina com o maior número de grávidas adolescentes. No Pará, de acordo com o Datasus, o percentual de nascimentos por mães adolescentes em 2015 foi de 29%. A cada 1000 partos, 68 são de adolescentes. Além de problemas sociais, já que a maioria das grávidas adolescentes é de baixa renda, há problemas graves de saúde pública relacionados ao fato. É alto o índice de sífilis congênita nos recém-nascidos de mães adolescentes no Pará. Para discutir o tema a Sociedade Paraense de Pediatria (SBP) realizou o Fórum de Prevenção da Gravidez na Adolescência, contando com nosso apoio. Tema da maior relevância.

CARNAVAL SEM TRAUMAS

Com o intuito de garantir a segurança neste carnaval, a Sbot, promove a campanha Carnaval Sem traumas. A campanha tem como foco alertar os foliões sobre os acidentes de trânsito – grandes causadores de fraturas sérias. Em 2018, foram registrados um total de 499 acidentes de trânsito durante o período do carnaval, sendo 19 deles fatais.