Sindmepa Informa – 17.03.2019

PLANOS

Está aberto até 31 de março o prazo de negociação dos reajustes que serão aplicados aos contratos entre médicos e operadoras de planos de saúde. Anualmente, o reajuste é negociado ao longo dos três primeiros meses e aplicado na data do aniversário do contrato. Por isso, a Comissão Nacional de Saúde Suplementar do Conselho Federal de Medicina (CFM) voltou a alertar os médicos sobre os requisitos mínimos que devem ser considerados antes de fechar acordo de trabalho com as empresas. As orientações estão disponíveis na Cartilha sobre Contratualização  em https://bit.ly/2Ufs9E4.

CAP

Membros da Comissão de Assuntos Políticos (CAP), integrada por representantes de entidades médicas brasileiras, tiveram uma ampla agenda em Brasília esta semana. Na pauta, análise de projetos relativos à saúde e visitas a deputados federais e senadores. A comissão aprovou, com ressalvas, o projeto que dispõe sobre a notificação obrigatória de casos de violência físicas atendidos em serviços de saúde. Nosso diretor Waldir Cardoso e a estudante Nathana de Kassia, da Ifmsa Brazil, participaram das audiências.

DIA MUNDIAL DO RIM

“Saúde dos rins para todos” é o tema da campanha internacional de saúde dos rins, coordenada em nosso País pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e comemorada no último dia 14. A data tem como objetivo promover ações educativas e informativas sobre a doença renal crônica. As atividades no Estado do Pará foram intensas. Várias iniciativas se registraram nos municípios do estado. Na Região Metropolitana houve maior concentração de ações de informação devido maior concentração de Clínicas de Diálise privadas e Hospitais Estaduais. Nosso apoio às ações da SBN.

SINDICALIZAÇÃO

Estamos em pleno mês de sindicalizações. Quem se sindicaliza neste mês pode entrar no plano de saúde da Unimed sem carência e a um preço bem menor do que os praticados no mercado. Outros benefícios são assessoria jurídica, descontos em cursos de pós-graduação, cursos de idiomas, seguros em geral, Uniodonto e uma série de outras parcerias que só o associado Sindmepa tem acesso. Contatos pelos telefones: 3224-3096 / 98194-2521 /99989-3486 ou ainda de forma presencial, no sindicato.

MERA TERGIVERSAÇÃO

Explicações para defender a realização de exames a rodo, a título de prevenção de doenças, a nosso ver, são mera tergiversação e não justificam o injustificável. Há uma epidemia de pedidos de exames desnecessários, inclusive com interesses meramente financeiros, levando a grande prejuízo para o contribuinte público (SUS) e privado (saúde privada). Não custa repetir que sempre defendemos os exames solicitados em função dos protocolos consolidados na boa medicina e os tipicamente preventivos, fundamentais para proteger a saúde do povo brasileiro.

CINEMA

A ética no jornalismo é o tema da próxima sessão no Cineteatro do Sindmepa, com o filme O Abutre, do diretor Dan Gilroy. A sessão é sempre às terças-feiras, as 19h, com entrada gratuita.